Neocatecumenato

Preconceitos contra o Caminho Neocatecumenal
PERGUNTA
Nome:
Dina
Enviada em:
Local:
Queluz -
Idade:
26 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Não foi com espanto que me deparei com o escândalo que o Caminho provoca, principalmente no seio da Igreja. Também Jesus foi perseguido, maltratado e cruxificado, muitos santos também o foram, pois a perseguição faz parte da vida daquele que pretende a conversão. Apenas fiquei chocada com a ferocidade de alguns comentários - não somos todos irmão? Não fazemos parte da mesma Igreja, a Católica? Eu pertenço a uma comunidade do caminho Neo-catecumenal e sei que não é bem visto aos olhos de muito Católicos. Acima de tudo sou católica, defendo a doutrina da Igrja Católica e não me julgo diferente, nem melhor por pertencer ao caminho- aderi ao caminho por o Senhor me chamou, e porque reconheço que preciso mais desta forma de procura da conversão de coração que a maior parte das pessoas que são católicas. Nem todos são chamados à mesma coisa, deus tem um plano para cada um, embora eu tenha a firme certeza de que a verdadeira religião é a católica. Eu dou hoje graças à santa!

perseguição: Santa teresa d"Ávila tb foi perseguida e não desistiu porque sabia que era Deus quem a convidadva àquele empreendimento. No caminho não negamos verdades de fé, procuramos a conversão da mesma forma que outros a procuram na Opus dei ou nas diferentes ordens religiosas.

Há diversos modos de chegar a Deus na Igreja: matrimónio, celibato, sacerdócio... há muitas possibilidades mas o caminho é sempre Jesus, carregando a cruz - o Jesus Cabeça da Igreja, da Igrja católica.

Para quem não está no Caminho Neo-catecumenal, é natural que aquilo que ouve dizer lhe pareça estranho, então se essa perspectiva lhe parece tão absurda, como é que pode considerar-se católico e não perceber que o Papa aprovou os estatutos do caminho porque o espírito santo o consentiu, ou parece-lhe que o Papa iria aprovar um "movimento" com um itinerário tão peculiar e chocante? Deus sabe o que faz e o caminho não é de forma alguma herético.

Creio que o mesmo grau de perturbação no espírito dos que se afirmam contra o Caminho, como naqueles que passam a vida a falar mal da Igreja e a dizer que o que hoje defendemos (nós, os católicos)irá ser rebatido pela própria Igreja num futuro próximo. Mas eu não temo os perseguidores, nem as calúnias que me lançam, e só peço a Deus que ilumine o nosso entendimento e abrase o nosso coração com o seu espírito.

Há muitos católicos, mas nem todos o são de coração, no entanto há que aceitar esta realidade, pois também isto está previsto por deus. A paz esteja connosco, cantemos a paz ao mundo.
RESPOSTA

Prezada Senhora, salve Maria.

Vejo em sua carta um tom de sinceridade que só posso elogiar. A senhora tem firme fé na Igreja Católica e quer ser verdadeiramente católica. Que Deus a mantenha nesses desejos santos.

Quanto ao que digo dos erros existentes nas Apostilas de Kiko e Carmem, nada posso mudar, porque o que eles dizem nas apostilas é oposto do que ensina a doutrina Católica. O fato de o papa ter aprovado os estatutos desse movimento não torna aqueles erros verdades. Nem elogios do próprio Papa ao neo Catecumenato são a aprovação dos erros de Kiko.

Elogiei a sua boa vontade e seu bom propósito.

Entretanto, permita-me mostrar-lhe como os erros do Neo Catecumenato transparecem em sua carta.

Na conclusão e fecho da carta a senhora me diz: "A paz esteja connosco, cantemos a paz ao mundo".

Ora, nem Cristo, nem os Apóstolos nos disseram isso.

São João, o discípulo amado de Cristo nos disse:

"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está posto no maligno" ( I Jo. V, 19).

E Cristo nos deu, sim, a paz , mas não a do mundo. Ele fez diferença entre a paz de Deus e a do mundo:

"Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz; não vo-la dou como a dá o mundo" (Jo. XIV 27).

E Cristo disse que não rogava pelo mundo, mas só pelos seus, que não são do mundo:

"É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus" (Jo XVII, 9).

E Cristo Jesus afirmou que o mundo odiava os seus:

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim" (Jo. XV, 18).

E mais:

"Não vos admireis, irmãos, de que o mundo vos tenha ódio" ( I Jo, III, 13).

A Senhora me dirá que devemos amar o mundo, desejar-lhe a paz. Mas o Espírito santo por meio de São João em sua primeira epistola nos diz o oposto:

"Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não há nele o amor do Pai, porque tudo o que há no mundo é concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida, e isto não vem do Pai, mas do mundo" (I Jo. II, 15-16).

Como a senhora vê, minha senhora, o bom espírito e a boa vontade que a senhora demonstra, começam a ser contaminados por uma visão do mundo que não é a do Evangelho. Desejando-te a paz de Cristo e pureza da fé me despeço

in Corde Jesu, semper,