Neocatecumenato

O que é o Neocatecumenato?
PERGUNTA
Nome:
Cláudio
Enviada em:

a q finalidade se presta o neo catecumenato...

sou catequista e, tenho curiosidade do local de abrangência desta pastoral ou movimento..

Resido em Brasília

Cláudio S. Lindsay

RESPOSTA

Prezado Lindsay, salve Maria.

O Neo Catecumenato foi fundado por Fancisco Arguelo, em Madrid. Esse movimento pretende ser um "Caminho" de formação semelhante ao que se fazia com os catecumenos, na Igreja primitiva. O que não é verdade.

O Neo catecumenato dá uma formação que se estende por anos e anos, e exigindo segredo.

A formação dos membros do Neo Catecumenato é praticamente secreta, dada por Kiko e por uma sua auxiliar Carmem Hernandes. Aos líderes do movimento são fornecidas Apostilas que eles não podem dar a ninguém que não seja do movimento. É claro que essas Apostilas acabaram por cair nas mãos de pessoas estranhas ao Movimento que se escandalizaram com o que é nelas ensinado. Eu mesmo, com dificuldade, arranjei cópias de algumas das Apostilas de Kiko, nas quais os erros contra a Fé são abundantes e graves. É o que tenho denunciado em estudos e cartas neste site Montfort.

Na Itália, o Padre Enrico Zoffoli, já falecido, escreveu várias obras contra o Neo Catecumenato. Aliás foi nessas obras que tive conhecimento dos gravíssimos erros contra a Fé difundidos por esse movimento entre os Católicos. Além disso, muitos Bispos e Padres tem denunciado os erros, desvios, e divisões do Neo Catecumenato.