História

Bibliografia para o estudo da História da Igreja
PERGUNTA
Nome:
Roberto
Enviada em:
Local:
Salvador - BA, Brasil
Religião:
Católica

Salve Maria Santíssima!

Prezados Senhores da Associação Cultural Montfort,

Deus abençoe o trabalho de vocês.
Gostaria que o Professor Orlando me indicassem uma lista de livros para o estudo da História da Igreja, pois tenho interese em estudá-la, mas como sou iniciante neste tema, tenho medo de acabar por ler autores modernistas.

Agradeço,
RESPOSTA

Muito prezado Roberto,
Salve Maria.

     Para quem começa a estudar a História da Igreja, o manual mais didático e confiável que recomendo é o "Histoire Populaire de l’Église" do Abbé Barbier. É bem bom, embora sucinto, em poucos volumes.

     Há uma História da Igreja romântica que segue uma linha mais direitista, mas ainda assim, por ser romântica, é bem ecumênica, é a Históire de l ‘Église Catholique do Abbé Rhorbacher. Ela é bem contraditória. Mas tem muitas informações. Tem 16 volumes.

     A coleção da História da Igreja de Flich et Martin é muito cotada, por sua documentação. Mas é bem progressista e liberal.

     Por isso lhe aconselho a estudar mais por temas em autores especializados do que em Histórias Gerais da Igreja.