História

Inquisição Espanhola e Absolutismo
PERGUNTA
Nome:
Osires Rodrigues
Enviada em:
Local:
Recife - PE, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Funcionário Público Federal

Prezado Prof. Orlando,

Esclareça-me uma dúvida: Até os livros de história afirmam que a Inquisição Espanhola foi realizada pelo Estado. Porém, o seu tribunal era eclesiástico. Poderia explicar melhor esta questão?

Osires

Recife/Pe
RESPOSTA

Muito prezado Osires,
Salve Maria.

     Com muito gosto lhe respondo, meu caro Osires.
     Os monarcas absolutos, nascidos da Reforma e do Renascimento, pretendiam ter poder sobre a Igreja assim como sobre o Estado.
     Os monarcas absolutos fundaram religiões como o Anglicanismo, na Inglaterra, e o Galicanismo, na França.
     Desde o século XVI os reis espanhóis, apesar de sua oposição ao protestantismo, manifestaram tendências absolutistas. Daí terem  se oposto muitas vezes à Santa Sé.
     Os Reis da Espanha se apossaram do Tribunal da Inquisição e o utilizaram para combater os inimigos do absolutismo. O mesmo aconteceu em Portugal, onde o Marquês de Pombal, conhecido maçom, usou a Inquisição contra os católicos, para favorecer a instalação de uma monarquia absoluta contrária à Igreja.