História

Jesuitas
PERGUNTA
Nome:
Romulo
Enviada em:
Local:
Curitiba - PR,
Religião:
Católica
Idade:
26 anos
Escolaridade:
Pós-graduação incompleta

Boa Tarde!

Achei muito interessante este site! Parabéns aos idealizadores.
Eu estou fazendo uma pesquisa sobre os jesuitas no Brasil, Colônia e tenho encontrado muitas dúvidas referentes aos motivos reais que teriam levado os jesuitas a serem tão perseguidos, eles foram colocados na ilegalidade até pela igreja (consta que o Papa Clemente XIV dissolveu a Ordem da Companhia de Jesus). o sr com todo seu conhecimento histórico religioso possui alguma informação???

Agradeço a atenção.
RESPOSTA

Muito prezado Rômulo,
Salve Maria!

    Muito obrigado por seus elogios ao site Montfort. Peço-lhe que reze por nós.

    A supressão da Ordem dos Jesuítas pelo Papa Clemente XIV foi o ponto máximo da perseguição que a maçonaria iluminista moveu aos filhos de Santo Inácio durante os século XVIII.

    Nessa perseguição cooperaram os Reis Bourbons e o Imperador José II. Também cooperaram para esse resultado, os jansenistas que queriam se vingar da condenação que o Papa lhes fizera.

    A capitulação do Papa Clemente XIV às pressões dos Iluministas e da maçonaria facilitou a eclosão e o triunfo da Revolução Francesa, assim como a perseguição desenfreada que ela fez à Igreja.

    Em Portugal, e, conseqüentemente no  Brasil, o ministro Pombal -- que era maçon -- perseguiu os Jesuítas, enfileirando-se ao que faziam os maçons de outros países europeus, na campanha contra a Companhia de Jesus.