História

Concílio Vaticano II - referências bibliográficas
PERGUNTA
Nome:
Marcelo
Enviada em:

Prezados Senhores!
Não sei se tenho enviando para o lugar correto, mas esta é a segunda vez que envio um e-mail pedindo orientações de questões envolvendo o Concílio do Vaticano II, uma vez que tenho lido, em págians católicas, muitas coisas a respeito na internet, umas bastante críticas e outras bastante entusiasmadas.
Como já enviei um e-mail anteriormente pedindo uma orientação bibliográfica e se possível um breve comentário sobre estas "divergências" de interpretação sobre o concílio, volto e lhes pedir uma ajuda para estudo deste assunto, se por acaso já estiverem com o e-mail anterior, que tratava-se dos temas sobre o Concílio do Vaticano II e a Inquisição, não se preocupem com o tema da inquisição, porque este já encontrei referências nesta página mesmo.
Assim como confio na suas insentas interpretações volto a solicitar-lhes referências bibilogáficas.

Grato pela colaboração do senhores.
Marcelo

RESPOSTA

Prezado Marcelo,
Salve Maria.

Perdoe-me não tê-lo atendido com a atenção devida. Em meio a tantas cartas de consulta e de polêmicas, acabei por não responder-lhe no que solicitara.

Sobre o Concílio Vaticano II, o melhor livro doutrinário é o de Romano Amerio intitulado IOTA UNUM, (Milano, ed. Riccardo Ricciardi, 1985). Creio que esta obra só existe em italiano e inglês (está disponível na Amazon.com).

Do ponto de vista dos fatos, uma obra indispensável para bem conhecer o que aconteceu no Vaticano II é a do Padre Ralph Wiltgens, LE RHIN SE JETTE DANS LE TIBRE (Ed du CèdreParis, 1967). A edição original, em inglês, intitula-se THE RHINE FLOWS INTO THE TIBER (Tan Books, Rockford , Illinois, 1966), também encontrável na Amazon.

Creio que com estas duas obras você poderá ter uma idéia do que realmente ocorreu.
É claro que uma compreensão mais profunda exigiria estudar as raízes da crise que eclodiu no Vaticano II. Para isso, aconselhanos que leia as encíclicas anteriores tratando dos problemas fundamentais debatidos no Vaticano II, especialmente a Pascendi de São Pio X.; a encíclica Humani Generis de Pio XII.

Um estudo da questão Modernista, do ponto de vista histórico, seria fundamental.

Se você se interessar, escreva-nos para indicarmos uma bibliografia atinente.