História

Livros sobre Inquisição
PERGUNTA
Nome:
Angelo
Enviada em:
Local:
Rondônia - PR,
Religião:
Católica
Idade:
23 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Olá caros amigos! A tempo que venho frequentando  assiduamente vosso site, realmente é bastante rico em  informações a respeito da nossa Santa Mãe Igreja e demais  assuntos, passo horas e horas lendo os trabalhos e perguntas  dos leitores. Me encantam e divertem as respostas ao mesmo  tempo que me entristeço com tamanha ignorância e falta de  humildade em que se encontram tantos irmãos perdidos nesse  rio de "confusão" que o demônio vem vomitando.

 Não escreverei mais nesta presente oportunidade porque  minha pergunta é simples. Um amigo leu um livro  chamado "Malleus Malleficarum, o Martelo da feiticeira"
(não  tenho certeza se se escreve assim), diz ele ser muito  interessante, disse ter sido escrito por bispos da igreja  católica, que é um livro antigo usado para o julgamento das  bruxas, enfim, como ele não é um bom católico, tenho cá  minhas dúvidas. Minha pergunta é: Devo investir meu tempo  lendo esse livro? Ou não me ajudará no crescimento de meus  conhecimentos? O que me diz em a respeito desta obra? Estou  querendo começar a ler um bom livro, qual me sugerem?

     Deixo meu abraço católico aos irmãos colaboradores do  site. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Estão em minhas  orações.

 Cordialmente  Angelo
RESPOSTA
Muito prezado Ângelo, Salve Maria!

Muito obrigado por suas palavras de apoio ao site Montfort.

Gostei bem da expressão que você usou, para descrever a situação atual dos católicos imersos em tão grande confusão:

"tantos irmãos perdidos nesse rio de" confusão "que o demônio vem vomitando".

Isso mesmo: "um rio de confusão vomitado pelo demônio".

No futuro, se me permitir, usarei essa expressão metafórica tão bem encontrada por você.

Quanto ao livro Malleus malleficarum, não recomendo que o leia.

Esse livro, é uma obra de inquisidores, tratando de pecados praticados pelos adeptos da feitiçaria. Como o livro entra em detalhes escabrosos, os inimigos da Igreja o editaram para atiçar a curiosidade mórbida de nosso tempo, e não para combater a feitiçaria, antes o publicaram para incitar ódio à Igreja.

Sobre obras de inquisidores é bem interessante ler o livro Manual do Inquisidor escrito pelo Grande Inquisidor Bernard Guy (Essa obra está editada em francês) Caso você tenha interesse em estudar a Inquisição, recomendo-lhe o livro do Prof. João Bernardino Gonzaga "A Inquisição em seu Mundo", edição Saraiva.

Se você ler italiano recomendo-lhe o livro de Rino Cammilleri "La Vera Storia dell´Inquisizione", Edizione Piemme, Casle Monferrato, 200.

Em francês, lhe recomendo a Histoire de l´ Inquisition au Moyen Âge de Jean Guiraud ( Ed Auguste Picard, Paris , 2 volumes, 1935).

É impossível compreender a Inquisição sem conhecer a heresia contra a qual ela foi fundada, que foi o catarismo, heresia gnóstica de tipo maniqueu. Sobre os cátaros, então, lhe recomendo os livros de Arno Borst Les Cathares, e a série de livros sobre o Catarismo do historiador pró cátaros Michel de Roquebert: L´Épóppée Cathare ( $ vol,) Les Cathares, e ainda Histoire des Cathares.

René Nelly é outro autor pró-heresia cátara, que vale a pena ler.

Escreva-me sempre, que terei prazer em atendê-lo, e, caso venha a São Paulo, procure-nos para conhecer a Montfort.