Gnose

Ordem Rosacruz e Gnose
PERGUNTA
Nome:
Irimar
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ,
Religião:
Ateu
Idade:
36 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Prezados Senhores

Li a resposta, dada a um leitor, a respeito da Ordem Rosacruz. Nela afirma-se que a Ordem é condenada pela Igreja por ser Gnóstica e Secreta. Esta resposta me suscitou algumas dúvidas, que gostaria os senhores pudessem responder:

a - O que quer dizer "Gnóstica"?

b - Por que que a Ordem é chamada de "Secreta", visto que todos sabemos de sua existência (tanto que li a seu respeito em um site)?

c - Em que documento, válido atualmente, encontra-se a condenação oficial do Vaticano à Ordem?

Grato pela resposta, sou Fraternalmente

Irimar

RESPOSTA
Prezado Irimar, salve Maria!

Seria muito longo dar num e-mail toda a doutrina Gnóstica, que é muito complexa. Há vários trabalhos em nosso site Montfort que trataram colateralmente da Gnose.

A Gnose é, no fundo, a única religião existente além da Católica.

A Gnose afirma que a divindade caiu no mundo, e que as centelhas dela estão aprisionadas em todas as coisas. Daí, a Gnose condenar o Criador do Mundo como sendo o Deus do mal, aceitando como deus bom o inimigo do Criador, a serpente, Lúcifer.

Toda sociedade secreta tem um problema: como crescer, mantendo-se secreta?

Uma sociedade secreta tem que se desvelar um tanto, para obter novos sequazes. Se ela se revela totalmente, deixa de ser secreta. Se ela se fecha absolutamente, morre.

Dai, toda sociedade secreta ter que se abrir um tanto.

Nas sociedades secretas, sua doutrina é ensinada em graus e com segredo, contra o que disse Jesus Cristo que se deveria ensinar a todos publicamente.

Quando uma sociedade secreta fica por demais conhecida, ela se esconde, "abrindo-se". Isto é, ela abre inscrições públicas e, nos novos grupos que forma, quase nada ensina de importante de sua doutrina. Mas, nesse grupos de fachada, ela escolhe os elementos que lhe interessam, iniciando-os, secretamente, em graus mais elevados e desconhecidos do público. Desse modo, a parte "pública" da seita serve apenas de tapume, para esconder a verdadeira seita oculta.

Há inúmeros documentos da Igreja condenando as sociedades secretas. Recomendo-lhe que leia a encíclica Humanum Genus de Leão XIII, sobre a Maçonaria.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.