Gnose

René Guénon
PERGUNTA
Nome:
José
Enviada em:

Gostaria de saber se existe algum material sobre Rene Guenon.

Um abraço, José Roberto

RESPOSTA

Prezado senhor José Roberto Barreto,
Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo.

René Guénon foi um gnóstico muito importante por sua habilidade enganadora.
Tendo sido sempre maçon e membro de uma igreja gnóstica, conseguiu infiltrar-se em ambientes católicos, com a finalidade de levar a Igreja a fazer uma aliança com uma ala maçônica à qual ele mesmo pertencia.
Conseguiu enganar de tal modo os católicos de seu tempo que chegou a colaborar nas principais revistas anti-maçônicas, como, por exemplo, na revista Regnavit, órgão internacional dedicado à difusão da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Conseguiu ainda enganar o Diretor da Revista A França Cristã Anti Maçônica.
Guénon era gnóstico, cabalista, admirador da gnose hindu e iniciado no sufismo islâmico. Era viciado em ópio e hashish.
Ele defendia a tese de que a maçonaria do Grande Oriente havia deturpado a verdadeira tradição primordial, a qual teria sido preservada em sociedades secretas gnósticas, que seriam dirigidas por Superiores desconhecidos. De natureza espiritual, essas sociedades teriam contato com o "Princípo fundamental do Universo" (claro que este seria uma divindade que não correspondia ao Deus Uno e Trino do Catolicismo).
No final de sua vida, foi viver no Cairo. Fez-se adepto do Islam e adotou o nome de Sheik Abdul Wahed Yahia.
Apesar de todos esses delírios, infelizmente, Guénon continua influenciando muitos católicos que se deixam enganar por suas afirmações aparentemente contra revolucionárias, mas sempre cheias de alusões esotéricas.

Esperando ter elucidado sua dúvida, nos subscrevemos,

in Corde Jesu, semper,