Gnose

Movimento Gnóstico II
PERGUNTA
Nome:
Larissa
Enviada em:
Local:
Brasil

Caro Sr. Orlando,

Devo começar esta pedindo desculpas. Reconheço que também não fui educada o suficiente com o Sr. em minha última mensagem. Acredito que seja porque fiquei extremamente chocada com a sua primeira mensagem, pois esta me mostrou um aspecto da Gnose que ainda não havia conhecido e a linguagem foi pertubadora.

Como disse, sou uma estudiosa e não uma Sábia, por isso ainda não li tudo o sobre a Gnose, ou sobre qualquer outro assunto. Meu caminho é longo e apenas comecei a trilhá-lo.

Na noite após ler sua mensagem, comentei o assunto com meu marido, que também se chama Orlando, que concordou que o Sr. não teve muito tato em me falar a respeito deste assunto, que é tão complexo e duvidoso, mas concordou plenamente que a Gnose não poderia me ensinar nada sobre Deus e me lembrou que nas Santas escrituras está dito que o Mal falaria em nome Dele para enganar os inocentes. Concordo com vocês.

Quero continuar nosso contato porque sinto que tenho muito a aprender. E mesmo que ainda pensasse que o Sr. estivesse errado, aprendi na faculdade que devemos conhecer aquilo que nos é bom e também aquilo que não nos é bom, para podermos diferenciar um do outro quando necessário.

Sem mais, despeço-me.
Dra. Larissa

RESPOSTA
Prezada Dra. Larissa,
salve Maria.

Deus lhe conceda neste novo ano muitas graças, assim como aos seus. E a primeira dessas graças é a de se afastar totalmente da Gnose.

Não é preciso pedir-me desculpas de nada.

Seu esposo tem inteira razão no que lhe disse sobre a Gnose, que já foi combatida por Cristo nos Evangelhos, e por São Paulo em suas epístolas.

Há muito anos tenho estudado a Gnose, e minha tese de doutorado na USP foi sobre Romantismo, Gnose e Cabala.

Escrevi um livro sobre Gnose, que não publiquei, e nem sei se devo publicar, porque não quero que ele seja fonte de descaminho para quem não tenha sólida formação.

Dou cursos contra a Gnose, e tenho combatido essa religião de Satanás, no site da Montfort. Não há, nem nunca houve pior praga que a Gnose.
Afaste-se dela.

Escreva-me perguntando algo específico, que terei gosto em responder-lhe... sempre atacando a Gnose.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.