Gnose

PERGUNTA
Nome:
Francisco
Enviada em:

Eu gostaria de saber o que vem a ser GNOSE e o que é movimento gnóstico.
Grato,

Francisco

RESPOSTA

Prezado sr. Francisco, Salve Maria.

A Gnose é uma doutrina herética que afirma que a Divindade é evolutiva, e que, evoluindo, caiu no mundo material. O espírito divino teria ficado aprisionado na matéria como num cárcere ou num sepulcro. Em todas as coisas haveria então uma partícula divina, que aspiraria ser libertada e retornaria à Divindade original.
Para esta libertação seria necessário tomar conhecimento de que, no fundo da alma humana, há essa partícula. A evolução, pouco a pouco, permitiria uma peregrinação dessas partículas da matéria bruta para o vegetal, deste para o animal, e daí para o homem. Neste, conforme ele tivesse o conhecimento do íntimo de sua natureza divina, ela se libertaria, livrando-se do corpo material. As reencernações seriam etapas dessa libertação progerssiva.
A Gnose considera que o Criador do mundo seria o deus do mal, por ter criado a matéria e nela aprisionado as particulas divinas. Outras prisôes das partículas divinas seriam a inteligência e a lei moral, os dez mandamentos, que, como dizia o gnóstico Lutero, seriam a lei de Satã.
Esta, em síntese muito simplificada, é a doutrina da Gnose. Em outros trabalhos publicados neste site, como por exemplo em "Gnose: religião oculta da história", o sr. poderá, pouco a pouco, completar este quadro resumido por demais.

Sempre às suas ordens, nos despedimos
in Corde jesu, semper,