Filosofia

Transcendência e Imanência de Deus
PERGUNTA
Nome:
Aparecido
Enviada em:
Local:
Campinas - SP,
Religião:
Católica
Idade:
43 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Escriturario Fiscal

Querido amigo e irmão de fé, prof. Orlando Fedeli, sou um Católico Apostólico Romano Praticante e sem movimentos e muito angustiado com os erros que ocorre dentro da igreja, sou da cidade de Campinas e terça feira (dia 28/09/2004) fui falar com o Bispo de minha diocese, que é muito simpatico, acolhedor, sorridente e caridoso e acima de tudo muito humilde, falei a ele tudo que tinha direito, sobre minha angustia, erros dos sacerdotes, distribuição da Eucaristia de forma errada, instrução Redemptionis Sacramentum.
Fiquei conversando com ele por + ou - 35 minutos, ele ouviu tudo, e me disse que todos os padres da diocese estão alertados para não cometer erros nas Missas, e pediu para mim denunciar os erros que encontrar, fui pedir a ele para que se estudasse nas paroquias da diocese a Instrução do papa de 23/04/2004. Ele me disse que, acabara de sair de uma reunião com os padres pedindo que se abrisse em suas paroquias, "O MOMENTO DE FORMAÇÃO LITURGICA, BIBLICA E DOS DOC. DO PAPA." Ele disse que os padres ensinado os leigos aprenderiam junto, achei ótimo.

Escrevo para tirar algumas duvidas, sei um pouco o que é, mas quero um pouco mais claro, por isso vou ser humilde e te pergunto como se fosse um ignorante total.
Vou ser rapido, objetivo, simples e Claro.
Gostaria de resposta com palavras simples, claras e objetivas.

1= DEUS é imanente ou transcedente?
2= DEUS é imanente e Transcedente?
3= O que é imanência ou imanente? o que é isso?, seja claro.
4= O que é Transcedente, ou transcedencia?
5= O que é deismo?
6= O que é sofismo?

Fique com DEUS e Maria Santissima, mãe de DEUS e nossa, graças a DEUS.
Desde já o agradeço.
RESPOSTA

Muito prezado Aparecido,
salve Maria!

    Muito lhe agradeço a informação que você me dá sobre sua conversa com o novo Arcebispo de Campinas e do que ele lhe disse.
    É muito bom saber que ele quer combater os abusos na Missa Nova, e mais ainda que ele pede que se denunciem a ele os abusos que forem conhecidos.
    Se todos os abusos forem denunciados, temo que o novo Arcebispo será soterrado por cartas.
    Deus queira que o novo Arcebispo cumpra o que ele lhe disse.
    Rezemos pelo novo antístite de Campinas!
    Passo a responder objetivamente suas perguntas.
    1 -- Deus é transcendente.
          Isto significa que Deus é Ser infinitamente acima de todo ser criado
    2 -- A palavra imanente pode ter dois sentidos diversos
          a) sentido mais corrente: imanente é aquilo que é substancialmente parte de um ser.
              Nesse sentido, se Deus é tido como imanente ao mundo, se concluiria que ou o mundo é divino (panteísmo), ou que no mudo está aprisionado algo da Divindade (Gnose).
          b) entretanto pode haver um outro sentido de imanente que seria legitimo.
Deus é imanente ao mundo, não porque a substância divina é inerente à substância das criaturas, mas porque o ser de Deus sustenta essencialmente os seres criados
    É da existência desses dois sentidos que se aproveitam os gnósticos e panteístas para afirmarem que Deus é imanente. Quando se os acusa de panteísmo ou de Gnose, eles se refugiam no sentido aceitável da palavra.
    Foi por isso que São Pio X, na enciclica Pascendi, escreveu que os modernistas defendiam um sentido ilegítimo de imanência, de natureza gnóstica.
    3 -- e 4--  perguntas já respondidas.
    5 -- Deísmo é a doutrina que afirma que não se pode provar que Deus exista, mas que se Ele existir, Ele nada tem a ver com o mundo, nem nós com Ele. Não haveria nenhum relacionamento entre Deus e o mundo, caso Deus existisse.
    6 -- O sufismo é uma doutrina gnóstica do Islam Shiita. Embora haja sufis no Islam comum, ou sunita, ele existe mais autenticamente no shiismo, porque o sufismo é uma doutrina mística nascida no shiismo. (Para mais detalhes, ver meu trabalho sobre os Elementos Messiânicos na seita Ismaelita de Alamut, no site Montfort).