Filosofia

Provas de existência de Deus
PERGUNTA
Nome:
Rabisson
Enviada em:
Local:
Kinshasa -
Religião:
Outras - escreva abaixo
Idade:
31 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Pergunta Havera ma relaçao entre as provas de existencia de Dieu de Sao Tomas de Aquino e os outros filosofos?

Lendo Jean-Luc Marion vejo que as provas de existencia de Deus nao sao muito apreciadas que a doaçao pleina de Deus.

Como podemos compreender um Deus considerado como um phenomeno que se da? Et essa doaçao nao apresantara seus limites?

Por hoje é tudo
RESPOSTA
Prezado Rabisson, salve Maria.

As provas da existência de Deus de Aristóteles e de São Tomás de Aquino são absolutamente cogentes. De tal modo elas são conclusivas e verdadeiras que a Igreja Católica, no Concílio Vaticano I, de 1870, declarou que ficam excomungados os que as negam ou as dizem insuficientes.

É claro que os "filósofos" modernos -- que não aceitam a verdade objetiva, e nem que o homem possa conhecer a realidade -- têm que negar essas provas da existência de um Deus criador. Os "filósofos" modernos, normalmente, são ateus, panteístas, gnósticos, e naturalistas, e, por isso mesmo, não querem que exista um Deus criador do universo, e transcendente a ele.

Dizer que "Deus é um fenômeno que se dá" é uma frase suspeita de misticismo gnóstico. Maurice Zundel diz isso, e ele afirma que o homem é Deus, que Deus é imanente ao homem e ao universo. Além de outras loucuras e heresias. Logo mais farei um trabalho (http://www.montfort.org.br/cadernos/zundel.html) estudando a obra desse gnóstico, cujo pensamento está muito difundido entre os católicos, hoje em dia, embora poucos saibam da existência de Zundel.