Filosofia

Relativismo religioso
PERGUNTA
Nome:
Leonardo
Enviada em:
Local:
Manaus - AM,
Religião:
Católica

Prezado Orlando,Salve Maria

Numa de suas cartas o senhor afirma que o site já têm mais de 50000 acessos por mês,o que mostra que este excelente site tem destaque na internet.Ao mesmo tempo que o senhor converte tantas pessoas ,certamente também ganha inimigos.Rezarei pela associação,para que Deus sempre os proteja.

Mas, de um modo geral a associação cresce? Digo isso pela jornada de estudos montfort...Mais pessoas têm procurado esta jornada?

Acho interessante a idéia de dar uma coloboração financeira para os seus trabalhos.Pena que sou apenas um estagiário.Gostaria muito de ajudar vocês,quem sabe no futuro...

Como minha cidade carece de uma orientação católica verdadeira ! O senhor já viu em alguma pesquisa que a região Norte é onde têm mais Evangélicos? Eu já vi e é verdade.A atuação da igreja Católica aqui é totalmente modernista.Certa vez numa enrevista em uma Tv local,o arcebispo daqui(Dom Luís Soares Vieira) foi indagado se ele considera a religião católica a única verdadeira,e sabe o que ele respondeu ?

Muito assustado disse:" Quem sou eu pra dizer que a igreja católica é a única verdadeira ? As outras religiões também levam á Deus!". Lamentável !

E a última missa que eu assisti ? Era o mês da bíblia (setembro) e na entrada do padre ,os coroinhas entraram segurando a bíblia aberta e saltitando pra lá e pra cá...pra lá e pra cá...Era tão jocoso pra não dizer ridículo.E então o padre disse:" Vamos aplaudir a performance dos coroinhas.Lamentável !!!

Peço desculpa por esta carta ter terminado em tom de desabafo.Apenas peço pra rezar um pouco por minha cidade(Manaus).

Fique com Jesus e Maria.
RESPOSTA
Muito prezado Leonardo, salve Maria!

Muito lhe agradeço suas palavras, sua compreensão e seu desejo de ajuda, e, principalmente, suas orações. Que Deus Nosso Senhor lhe pague.

A Montfort cresce em número, e, mais ainda, em valor. Na última jornada tivemos mais de oitenta pessoas presentes, e todas muito aproveitaram as palestras proferidas. Pena que você não estivesse presente.

Quem sabe para uma próxima vez?

Infelizmente, o Modernismo dominou muitas mentalidades, e, desgraçadamente, até muitas autoridades na Igreja.

O que você conta de seu Arcebispo, Dom Luis Soares Vieira, ilustra bem a situação. Conforme o Vaticano II em todas as religiões se poderia alcançar a salvação. O texto do Vaticano II, muito ambíguo, não renegava explicitamente o dogma de que "fora da Igreja não há salvação", dogma proclamado pelo IV Concílio de Latrão, em 1215. Mas, insinuava-se que todas as religiões, sem mais poderiam salvar, o que estabelecia um certo relativismo e igualitarismo religioso que levou o Arcebispo Dom Luis a proclamar: "Quem sou eu pra dizer que a igreja católica é a única verdadeira? As outras religiões também levam a Deus!". O que é um absurdo, pois, com essas palavras, o Arcebispo de Manaus nivela as religiões falsas com a verdadeira. Essa foi uma pregação do relativismo religioso que decorreu, certamente, da ambigüidade do Vaticano II, infelizmente.

Graças a Deus, o Papa João Paulo II, na Declaração Dominus Jesus, salientou que a Igreja de Cristo é a Igreja Católica Apostólica Romana, e, agora, na encíclica Eclesia de Eucharistia, condenou os abusos que se fazem na chamada Missa Nova, inclusive essas danças ridículas a que você fez alusão.

Agradecendo, de novo sua boa vontade, me despeço

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.