Filosofia

Ética, Moral, Teologia e Filosofia
PERGUNTA
Nome:
Charles
Enviada em:
Local:
MG,

Por favor gostaria de que fosse apresentado um Paralelo entre ética, moral, teologia e filosofia... desde já agradecido por tudo.
RESPOSTA

Prezado Charles, Salve Maria.

Moral - que freqüentemente é chamada também de Ética - é a parte da filosofia que trata dos atos humanos enquanto são humanos. Como você pode notar por essa definição, Moral e Ética são sinônimos.

Em nossos dias, há uma tendência para separar a Ética da Moral. Alguns pensam que a Moral se refere apenas aos atos enquanto considerados virtuosos ou pecaminosos, enquanto que a Ética se referia apenas ao código de comportamento numa profissão, por exemplo.

Essa tendência é laicista, pois julga que o código de comportamento em certa profissão seria algo independente da Moral. Ora, todo ato humano está sujeito às regras imutáveis da Moral.

A Filosofia é a ciência que estuda as coisas por suas últimas causas, à luz da razão natural. A Teologia estuda Deus à luz da revelação utilizando a filosofia. Como você pode ver, a Filosofia é auxiliar da Teologia.

Na parte da Filosofia chamada Teodicéia, estuda-se Deus à luz da razão natural, enquanto que na Teologia o estudo é baseado na Revelação divina

Esperando tê-lo atendido, e desejando-lhe um ano cheio de graças, despeço-me.

In Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli