Nossa Senhora Corredentora
PERGUNTA
Nome:
Nobilis
Enviada em:

Salve Maria

Olá venho aqui por meio desta carta pedir uma explicação da Montfort, sobre os Dogmas da igreja católica ao que se refere a Maria mãe de Deus, e porquê?

Bem eu acompanho diversos canais católicos, principalmente para mim informar, mas recentemente um canal chamado "Helga desde Espana" enviou o seguinte video "Francisco afirmou ser bobagem proclamar Nossa Senhora Corredentora - PROVA" (segue o link).

https://youtu.be/lotH9mbEls0

E os seguinte trechos me deixaram bastante confusos:

 "Fiel ao seu Mestre, que é seu filho, O ÚNICO REDENTOR." 2:35

"Quando nos venham com história de que há que declará-la isso, ou fazer este outro dogma, ou isto, NÃO NOS PERCAMOS EM BOBAGENS." 6:24

Tenho ciência de alguns dos Dogmas da Igreja, mas não de todos por isso estou confuso, sei que posso contar com a Montfort para me mim ajudar e desde já agradeço pela resposta.

RESPOSTA

Salve Maria

Recomendo que leia o livro “Tratado da Verdadeira Devoção” de São Luis de Montfort.

De fato o único redentor é Nosso Senhor, que não precisaria de mais ninguém para realizar isso.

Porém Ele quis que Nossa Senhora tivesse papel fundamental na redenção dos homens.

Para entender isso é preciso distinguir a Redenção Objetiva da Redenção Subjetiva.

Cristo objetivamente alcançou méritos para a redenção de todos. Isso se chama redenção objetiva.

No entanto a aplicação destes méritos para a salvação de cada um, em particular, não é automática.

Depende da adesão da pessoa, da correspondência à graça. Isso se chama redenção subjetiva.

É na redenção subjetiva que Nossa Senhora atua.

É através dela que os méritos de Cristo são distribuídos às pessoas, para que estas recebam as graças que permitirão que se salvem.

São Luis diz:

Maria é Rainha do céu e da terra, pela graça, como Jesus é o Rei por natureza e conquista. Este reino é no interior do homem, na alma, logo ela é Rainha dos Corações.

Ou seja, quem realmente, por natureza e em sentido estrito, nos redimiu, foi Cristo.

No entanto Ele quis que Maria tivesse uma participação e cooperação especial na redenção e quer que Maria colabore na redenção subjetiva, pela aplicação das graças.

Maria é, realmente, corredentora e medianeira de todas as graças.

Envio um  texto sobre Nossa Senhora.

http://www.montfort.org.br/bra/cartas/apologetica/20040827093000/#fotos

Salve Maria

Celso Gubitoso