A dignidade de Nossa Senhora é superior à dignidade dos anjos?
PERGUNTA
Nome:
Ary da Silva
Enviada em:
Local:
Serra - ES, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento

Olá, Associação Montfort e Professor Fedeli,

Salve Maria.

Parabenizo-os pelo site, pelo Legado, pelas vídeo-aulas e pelas entrevistas à Rádio Italiana.
Agradeço às cartas já respondidas.

Mas agora venho fazer uma pergunta mais conceitual. Relativa à dignidade de Nossa Senhora. O Salmo 8:6 nos diz:

"Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes."

O que garante que a dignidade humana é inferior à dignidade angélica. Entretanto, geralmente ouvimos falar que a Virgem Santíssima é a mais perfeita das criaturas divinas. E na primeira vídeo-aula do legado, o Professor Fedeli insiste neste ponto da suprema dignidade de Nossa Senhora.

Então pergunto: A dignidade de Nossa Senhora é superior à dignidade dos anjos?

Grato,
Emerson Garcia.
RESPOSTA

Muito prezado  Emerson,
Salve Maria.

     Agradeço a você duas coisas: primeiro suas palavars bondosas com relação a nosso trabalho no site Montfort e na Rádio Italiana. Em segundo lugar, sua pergunta bem inteligente.
     Nossa Senhora, por natureza – sendo humana – é menos que os anjos. Por sua glória de Mãe de Deus e pelas imensas graças que recebeu ela é em glória superior aos anjos e sua rainha.
     Por isso, na Sagrada Escritura, todos os homens quando vêem anjos os saudam humildemente. Na anunciação foi o Anjo que saudou Nossa Senhora, pois a reconhecia sua superioridade pela graça.
     Um abraço agardecido.