Por que Jesus explicava as parábolas somente aos apóstolos?
PERGUNTA
Nome:
Matheus Barbosa Ribeiro
Enviada em:
Local:
Passos - MG, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Aux. Administrativo

Olá amigos do site Montfort!
Paz e bem!

Grande é minha alegria em vos escrever. Há certo tempo ja conheço o trabalho sério do site montfort na defesa da fé. Só tenho a parabenizá-los e rezar a Virgem Maria que vos ajude cada vez mais nessa missão.

Bem, o que eu queria perguntar é: Por que Jesus somente explicava as parábolas para os apóstolos? E não para o resto do povo?

Um grande abraço fraterno!
Salve Maria!
RESPOSTA

Muito prezado Matheus,
Salve Maria.

     Muito lhe agradeço suas boas palavras para com o trabalho da Montfort e suas orações por nós. Deus lhe pague.
     Você me pergunta porque Nosso Senhor explicava as parábolas aos Apóstolos e não a todo o povo.
     O próprio Nosso Senhor respondeu à sua pergunta, ao dizer: Para que ouvindo não entendam” “para que vendo, não vejam" (Cfr. Mt, XIII, 18 etc).
     E isso por duas razões:
          1a) por causa da dureza de seus corações.
          2a) por misericórdia, porque não entendendo, o seu pecado fosse menor e mais facilemnete perdoado
  “E assim seja menor o seu pecado.