Como buscar a santidade?
PERGUNTA
Nome:
Marina
Enviada em:
Local:
Orós - CE, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau em andamento

Ave Maria!
Caro professor Orlando, perdoe minha ignorancia e minha astucia por lhe incomodar, mas tenho algumas duvidas que gostaria que me fossem esclarecidas, por caridade.
O pároco de minha cidade falou me que busco a santidae de uma forma erronea e exagerada, falou-me que sou escrupulosa, pois ao modelo de Ns. Senhor e Ns. Senhora, procuro não ofende-lo de nenhuma forma, e tambem busco a perfeição nos detalhes, nas coisas pequenas. Quando confessei isso a um sacerdote ele me dise que existem coisas que nos podemos deixar de lado, o sr. acha isso correto? Ou devo, realmente, tentar ser perfeita em tudo para o agrado de Ns. Senhor? Em que consiste a real santidade? Qual um meio eficaz de alcança-la? Minha mãe que é protestante entra em conflito comigo frequentemente, ela disse ter ""visões"" de que a Santa igreja não é um bom lugar, asim como o mosteiro para o qual pretendo ingressar. O que digo a ela para mostrar-lhe de que isso não provém de Deus? Cada dia lhe falo mais sobre Jesus Sacramentado, pois não entendo como alguem pode viver sem Ele. Obrigada pelo lindo trabalho que o senhores realizam nesse meio tão eficaz de evangelização. Não desistam, são muitos os que querem denegrir a imagem da Santa igreja! Hoje em dia, até mesmo os sacerdotes,... Rezarei pelos senhores, sei que não é muito, mas é o que posso oferecer.
Muitissimo obrigada pela atenção e me perdoem mais uma vez o incomodo, e minha tão grande ignorancia.
Pax et Lumen
RESPOSTA

Data: 25 Out 2008

Muito prezada Marina,
Salve Maria.

     Muito obrigado por suas boas palavras e por suas orações. Deus lhe pague com graças que lhe permitam realizar plenamente a sua vocação religiosa.

     Sobre o tema da santidade, recomendo-lhe que leia e estude bem o livro do Padre Willian Faber, intitulado "Tudo por Jesus".
     Nesse livro, padre Faber mostra que a santidade não consiste em práticas piedosas, embora a exija; nem em grandes penitências que, por exemplo, Santa Terezinha não fez(embora a santidade leve a elas); nem em fazer milagres. Mas, que a santidade tem seu núcleo no zelo pela verdade, pela glória de Deus e pela salvação das almas.

      Também não existe santidade sem devoção a Nossa Senhora. Por isso tenha muita devoção a Nossa Senhora. Reze o terço todos os dias como nossa Senhora nos pediu em Fátima. Leia o livro de São Luis de Montfort "Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora".

     Evite o quanto possível os escrúpulos que nascem do orgulho. O escrupuloso não lamenta ofender a Deus. Lamenta constatar que pecou, pois quer se ter como perfeito. O escrupuloso transforma ninharias em pecado mortal.

     Pecado mortal é:

         1 - uma violação grave da Lei de Deus ou da Igreja,
         2 - feita com inteiro conhecimento, e
         3 - com plena vontade.

     Faltando uma dessas três condições, o pecado é venial. Tendo se dúvida, não há pecado.

     Deus a ajude sempre.