Adoração à Biblia
PERGUNTA
Nome:
Aline Gabiatti
Enviada em:
Local:
São Caetano do Sul - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau em andamento
Profissão:
Estudante

Caro prof. Orlando,
Salve Maria Imaculada!

prezo muito este site, a sua inteligência perante os assuntos da nossa amada e santa Igreja Católica!

Um dia desses eu estava em um grupo de oração, dentro da igreja e o palestrante nos falou para nos ajoelharmos perante á mesa da palavra, e, pior....comparou a mesa com Jesus Sacramentado e Vivo..nos falou que são a mesma coisa e fiquei indignada porque não achei certo!
Deveria eu ter acreditado em tamanha besteira, em ter me dobrado e adorado á mesa da palavra?E comparando-a com Jesus vivo?
Desculpe-me por tamanha ignorância,mas não dobro meus joelhos a não ser que Jesus esteja presente!
Gostaria de saber se tem alguma verdade nisto,e se os padres não podem anunciar a palavra a não ser na mesa da palavra!

Muito Obrigado,
In Corse Ietsu et Maria!

Aline.
RESPOSTA

Data 05.09.2008

Muito prezada Aline,
Salve Maria.

     Muito obrigado por suas palavras de elogio a nosso trabalho e por sua confiança em mim.

     Repare bem, minha cara Aline, que hoje se exige que o povo se ajoelhe diante da Bíblia, e se proibe que receba a comunhão de joelhos.

     Dizer que Cristo está tão presente na hóstia consagrada quanto na Bíblia é heresia. Na Bíblia, assim como na Tradição, está a palavra revelada por Deus. Mas não está presente o próprio Deus como Ele está na hóstia consagrada. Na hóstia, está realmente presente o próprio Jesus Cristo com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Na Bíblia, não está Jesus presente desse modo.

     Não se pode fazer da Bíblia um ídolo. Cristo se encarnou. Cristo não se encadernou. Equiparando a presença de Deus na Escritura (apenas por suas palavras) com a presença real, na Hóstia, é heresia.

     Um abraço.