A mulher na Igreja
PERGUNTA
Nome:
Daniela Andrade Faria
Enviada em:
Local:
Brasília - DF, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
28 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Assistente De Pesquisa

Bom Dia e Salve Maria!

Tenho uma duvida que me persegue a tempos e só hoje estou vendo a possibilidade de reposta. Acho que a condição da mulher na Igreja, em geral, é depressia. Encontrei em uma pesquisa sobre o assunto varias frases de Santos e religiosos que tratam a mulher como "coisa do demônio" Exemplos:

"A língua da mulher não cala, nem mesmo depois de cortada" S.Gregório

"A mulher é a arma do diabo" Santo António

"Sem a intervenção da mulher nunca o Diabo levaria os homens de vencida" Santo António

"A mulher é o isco venenoso de que se serve o Diabo para se apoderar das nossas almas" S. Cipriano

"A mulher é o dardo agudo do Demónio que por ela venceu Adão, fazendo-lhe perder o Paraíso" S.Bernardo

"É um problema saber se as mulheres ressuscitarão no seu sexo. Seria de recear que nos induzíssemos à tentação diante do próprio Deus" Santo Agostinho

"O homem não foi tirado da mulher mas a mulher do homem" S. Paulo, 1ª corintos XI-7

"Não permito que a mulher ensine" S. Timót. 1ª II-11

"Nem ensine nem cante nas igrejas o que seria torpeza" Corint.1ª XIV-35

"Nem tenha a cabeça descoberta, porque não só a voz mas também os cabelos da mulher são coisas indecentes" S. Paulo

"Digo que bom seria a um homem nunca tocar mulher alguma" Paulo Corint. I VII-1 e 26

"A mulher cujos lábios são como o favo que destila o mel, mas o seu fim é amargo como o absinto, talhante como a espada de dois gumes, os passos dela penetram até ao inferno e aquele que chegar a ela nunca mais fica limpo" Salomão

O capitulo X da sessão 25 do Concílio de Trento, não confia às mulheres nem mesmo a santa eucaristia.

Porque a mulher é tratada dessa forma por alguns? Será que esse "preconceito" foi por causa de Eva? Não consigo entender este "preconceito", ate no Antigo testamento vejo algumas passagens depreciando a mulher.
Ao meu ver a condição feminina é tão bonita, dar a luz a outro ser, carregá-lo durante 9 meses, amamentá-lo, educá-lo, é uma missão tão linda (que pessoalmente vivi a um ano atras)... Não entendo o tratamento...
Por favor me esclareça esta duvida.

Desde ja agradeço,
Daniela
RESPOSTA

Prezada Daniela,
Salve Maria.

     Você tem uma lista de citações completamente sem valor. As que conheço de cor, estão todas erradas. É uma lista feita com má vontade e má fé. A afirmação sobre o Concílio de Trento é um delírio puro e simples. Não se deixe impressionar por essas tolices.
     Nossa Senhora é a mais elevada de todas as puras criaturas, proclamada pela Igreja Rainha do Céu e da Terra. A dignidade da mulher é enorme e a igreja é a primeira a reconhecê-lo e a proclamá-lo.
     Quanto a alusões depreciativas na Sagrada Escritura, leia com atenção e você verá que essas passagens se referem a mulheres que procuram levar outros ao pecado. (Aliás, não faltam alusões depreciativas aos homens também e ao gênero humano em geral. "Todo homem é mentiroso", por exemplo). O propósito da Sagrada Escritura é de ensino e correção e para isso o mal deve ser apontado. Mas há também elogios específicos a muitas mulheres e à mulher em geral. Você não leu, por exemplo, o trecho que diz (está no capítulo 26 do Eclesiástico):

"Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois, se duplicará o número de seus anos. A mulher forte faz a alegria de seu marido, e derramará paz nos anos de sua vida. É um bom quinhão uma mulher bondosa; no quinhão daqueles que temem a Deus, ela será dada a um homem pelas suas boas ações. Rico ou pobre, (o seu marido) tem o coração satisfeito, e seu rosto reflete alegria em todo o tempo."
"A graça de uma mulher cuidadosa rejubila seu marido, e seu bom comportamento revigora os ossos. É um dom de Deus uma mulher sensata e silenciosa, e nada se compara a uma mulher bem-educada. A mulher santa e honesta é uma graça inestimável; não há peso para pesar o valor de uma alma casta. Assim como o sol que se levanta nas alturas de Deus, assim é a beleza de uma mulher honrada, ornamento de sua casa. Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura. Como colunas de ouro sobre alicerces de prata, são as pernas formosas sobre calcanhares firmes. Como fundamentos eternos sobre pedra firme, assim são os preceitos divinos no coração de uma mulher
santa
."

     Cada coisa se aplica a um tipo de mulher, pois entre as mulheres, como entre os homens, existe de tudo...
     Que, no casamento, o homem seja a cabeça (dizia um padre amigo meu que a mulher é o pescoço e vira a cabeça para onde quer...) em nada nos diminui. Obedecer não é desonra; Cristo, o Filho de Deus e homem foi obediente até a morte e morte de cruz, como diz o mesmo São Paulo.
     Deus a ajude e ao seu bebê.

Salve Maria.
Francisca Romana Miranda