Credo de Tomé: "Creio na Igreja Santa e Pecadora"
PERGUNTA
Nome:
Leonardo
Enviada em:
Local:
Londrina - PR, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento

Inicialmente gostaria de cumprimentá-los pelos ótimos trabalhos.

Fui ontem à Santa Missa numa paróquia que nunca tinha ido e qual não foi minha surpresa quando na Profissão de Fé o Credo tradicional foi substituído por um tal de "Credo de Tomé", que dizia, dentre outros absurdos:

 "Creio na igreja (sic) santa e pecadora (sic)"!

Até onde ouvi falar, na Santa Missa deve-se usar somente o credo dos Apóstolos ou o Niceno-Constantino, ou independente disso, jamais um que afirma uma heresia tão grave. Gostaria de saber se os senhores conhecem esse tal "Credo de Tomé", se ele é legítimo e aprovado pela Igreja, embora eu tenha quase a certeza que não.

A Paz de Cristo!
RESPOSTA

Muito prezado Leonardo,
Salve Maria.

     O que você me conta comprova que bem tinha razão o Cardeal Ratzinger ao dizer que, hoje, a liturgia, está em anarquia.
     Imagine-se um Credo de São Tomé. Deve ser o "credo" da dúvida.
       E ao dizer nesse credo absurdo "Creio na igreja (sic) santa e pecadora (sic)"! se afirma que se crê na heresia.
     Não reze jamais tal loucura. Esse é o credo de Lutero.
     Claro que esse falso credo de Tomé nunca foi e nunca será aprovado pela Igreja. Pelo contrário. Quem o recitar, crendo nessa heresia, fica excomungado.
     Agradeço-lhe suas palavras. Devia agradecê-lo desde o princípio de minha carta. Mas a raiva de tanta heresia e de tanto atrevimento me fizeram postergar o meu muito obrigado a você. Concordamos no repúdio a tal falso credo.