Namoro Católico
PERGUNTA
Nome:
Helena
Enviada em:
Local:
PR, Brasil
Religião:
Católica
Profissão:
Estudante

Olá! Salve Maria Santíssima!

Estou começando um namoro a pouco tempo, eu e meu parceiro somos católicos tradicionais, e gostaria de mais informações sobre como é um namoro Santo Católico! Eu e meu namorado temos muitas dúvidas nisso, e gostariamos que nos ajudassem!

Perguntas particulares minhas:

1- É proibido o beijo? Abraços?

2- Porque existe tais restrições? Qual o motivo? Quem criou essas restrições?

3- Tem uma idade certa para namorar?

etc...

Gostaria tudo o que pudesse sobre namoro santo! Grata desde já!

Que Deus abençoe essa Associação e seus membros, pelo magnifico trabalho que fazem! Os adimiro grandamente!

Em Jesus e Maria,

Helena.
RESPOSTA

Prezada Helena,
Salve Maria!

A chave para a compreensão do comportamento correto no namoro é o fato de que a Igreja não reconhece nenhum estatuto particular para os namorados e noivos. Isso significa que eles não tem direito de agir de uma maneira diferente da que agem outras pessoas com relacionamento social próximo como parentes ou amigos.

Ou seja, há um modo de se comportar que é reservado aos casados, e ao qual os noivos e namorados não tem direito.

Evidentemente, o que a sociedade acha normal entre namorados, ultrapassa muito a medida do que pode ocorrer entre parentes e amigos próximos e significa, de fato, amasiamento ou quase isso. E esse é um dos motivos da enorme crise que há na sociedade, com o terrível enfraquecimento da família.

A questão do objetivo do namoro responde a sua terceira pergunta. Deve namorar quem está pronto para casar, ou seja, tem a perspectiva de se casar em um futuro bastante próximo. Isso porque a Igreja não recomenda namoros longos, pois eles levam a excessiva intimidade entre as pessoas.

Escreva-nos sempre.

In Corde Jesu,

Lucia