Sobre o uso do véu pelas mulheres
PERGUNTA
Nome:
Eliza
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica

Caro Professor Orlando Fedeli,

sábado passado fui me confessar na Igreja São Francisco e por fim, o padre me perguntou se eu era muçulmana apontando para o meu véu.
Espantada com a pergunta, respondi que era católica e então o padre respondeu jocosamente que não, que só os muçulmanos usavam véu.
Se o comentário viesse de uma pessoa comum eu não me abalaria, mas como veio de um padre fiquei em dúvida sobre a questão.
Se o senhor pudesse esclarecer essa dúvida ajudaria muito.

Muito Obrigada,

Eliza

RESPOSTA

Muito prezada Eliza,
salve Maria!

    O uso do véu por mulheres na Igreja é ordenado por São Paulo na epístola aos Coríntios. São Paulo escreveu:

    "Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher faça oração a Deus não tendo o véu? (I Cor. XI, 13).

    Pergunte a esse padre quem deu a ele a autoridade para desmentir o que São Paulo disse expressamente. Por acaso ele é maior que São Paulo ?
    Esse padre moderno, muito provavelmente favorável ao Concílio Vaticano II e ao ecumenismo, deve admirar as mulheres muçulmanas por usarem véu, e deve exigir que se respeitem as tradições e costumes islâmicos. Mas a tradição e a palavra de São Paulo são desprezadas por ele.
    E será que ele critica as mulheres que vão comungar escandalosamente decotadas? Duvido...
    Será que ele condena o aborto e o divórcio? Duvido.
    Será que ele condena que um frade use trancinha. Duvido.
    Esse padres detestam os costumes e as virtudes católicas. O que fez esse padre protestar contra o véu em sua cabeça, quando foi se confessar, é que muito provavelmete o véu pesava muito...Na consciência dele. O fato de você cumprir a lei de Deus o deixava com a consciência irritada.
    A tolerância dos padres progressistas existe só para os vícios.
    Para as vitudes, os progressistas se revelam da maior intolerância.

In Corde Jesu, semper,
Orlando fedeli