Sinal da Cruz
PERGUNTA
Nome:
Luiz
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído

Prezados Senhores Orlando e demais membros,

Gostaria de saber qual é a origem do Sinal da Cruz que efetuamos sempre que rezamos ou vamos à Igreja; e por que os católicos de rito oriental e os ortodoxos fazem o Sinal da Cruz de forma diferente de nós, católicos (ou seja, de cima para baixo e da direita para a esquerda).

Grato novamente pelo esclarecimento de mais essa dúvida.

Luiz Ribeiro
RESPOSTA

Muito prezado Luiz,
salve Maria.

Os ortodoxos fazem o sinal da cruz da direita para a esquerda, e com três dedos unidos. Isto significa que a cruz, primeiramente, visa os bem-aventurados, que estarão à direita de Cristo (foi o que ouvi certa vez), enquanto os três dedos unidos signficam as três pessoas da Santíssima Trindade numa só substância. Nós, latinos, fazemos o sinal da cruz da esquerda para a direita, para representar a conversão. Ambos são símbolos válidos.

O fundamental, porém, no sinal da cruz, é afirmar que o fazemos em NOME -- no singular -- de três Pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Um nome em três pessoas, para siginificar que há um só Deus em três Pessoas realmente distintas. Fazemos a cruz para significar que cremos na Encarnação, Paixão e Morte de Cristo, e que aceitamos a cruz inteiramente sobre nós.

In corde Iesu, semper,
Orlando Fedeli.