Hóstias consagradas
PERGUNTA
Nome:
Decio
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior incompleto

Olá,

Tenho acompanhado seu site e muito tem me ajudado nas dúvidas que tenho, sobretudo em conversas com o pessoal de minha Paróquia.
Ouvi uma colocação outro dia, que até agora, não consegui encontrar resposta. Gostaria de saber qual é a colocação da nossa Igreja Católica frente a isto.
Os protestantes freqüentemente colocam em dúvida a transubstanciação assacando uma série de mentiras sobre este milagre. Já li muitas coisas em seu site que me ajudaram sobremaneira, porém nada que fale sobre o que acontece com a hóstia consagrada caso ela venha a embolorar ou deteriorar-se dentro da âmbula? O que acontece também caso esta venha a ser devorada por um roedor, caso não tenha havido o devido cuidado na sua conservação? É sabido que as seitas satânicas utilizam-se de hóstias consagradas em seus rituais macabros. Estas hóstias continuam sendo o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor mesmo num ritual destes? Hoje, com as pessoas comungando nas mãos, já vi algumas vezes pessoas que levavam a hóstia embora paras serem comungadas no banco, e isto traz-me uma agonia muito grande, pois não sei se realmente estão comungando, ou levando-a para fins excusos. Mais uma pergunta, qual é o significado da palavra hóstia?

Desde já agradeço-lhes pela atenção dispensada, despedindo-me na Paz de Jesus e no Amor de Maria.

Atenciosamente,
Décio Neves
RESPOSTA

Muito prezado Décio,
Salve Maria!

    Obrigado por suas palavras É sempre um consolo para quem escreve diante de uma tela vir a saber que aquelas palavras digitadas num aparelho frio chegaram até a alma de alguém, e que Deus abençoou sua leitura, levando esse alguém a amar um pouco mais a Deus Nosso Senhor. Deus seja louvado, Ele que abençoa as sementes para que produzam seara, e abençoa pobres letras digitadas por um velho professor, fazendo com que delas surjam frutos de caridade.
     Alegrou-me muito seu zelo pelo Santíssimo sacramento do altar. Jesus Cristo, nosso deus, está realmente presente na hóstia consagrada com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, enquanto permanecerem os acidentes de pão. Destruídas, por qualquer razão, as aparências de pão, Nosso Senhor deixa de estar presente na hóstia consagrada
    A palavra hóstia quer dizer vítima. Ela se aplica ao santíssimo Sacramento porque Jesus morreu como vítima da Justiça divina para perdoar nossos pecados.
    Aconselho-o que você previna o vigário de sua paróquia sobre esse fato de que muitos levam as hóstias para os bancos sem consumi-las, o que pode facilitar roubos sacrílegos. Daí se vê o mal que foi permitir que se desse a comunhão nas mãos das pessoas, em vez de dá-la na boca.
    Escreva-me sempre.