Meditação e misticismo
PERGUNTA
Nome:
Júnior
Enviada em:
Local:
Maringá - PR,

Presados amigos ouço muito falar sobre meditação, misticismo, esoterismo, etc.
como leigo no assunto gostaria de saber de voces. Estudiosos, afinal o que é meditação?
Que beneficios ela pode trazer? E sobre misticismo e esoterismo? O que isso tem haver com religião?

Grato pela atenção.
RESPOSTA

Muito prezado Saito,
salve Maria!

    Meditação é uma forma de oração mental. Nela aplicamos todas as faculades de nossa alma -- inteligência, vontade e sensibilidade -- para elevar-nos a Deus, rogando-lhe graças, e propondo-nos a cumprir melhor a sua lei.
    O esoterismo é um forma de religião secreta.
    Deus sendo um só, só pode haver uma única religião verdadeira e uma única Fé, que é a da Igreja Católica Apostólica Romana, a única Igreja fundada por Cristo. Sendo Deus criador de todas as coisas, Ele quer salvar a todos os homens. Por isso, O Ele revelou é para ser ensinado a todos.
    Ora, o esoterismo afirma que a verdade não pode ser ensinada a todos, mas só a alguns, gradativamente e secretamente.
    Todo esoterismo é secreto e contraria o que disse Cristo: "Ide e ensinai a todos".
    A Mística trata das relações da alma com Deus, através de estados extraordinários de oração. As falsas religiões e os esoterismos difundem  fórmulas de entrar em relação com Deus, como se o homem pudesse ter "receitas" que forçassem Deus a entrar em contato conosco. Deve-se fugir de todos os esoterismos e de toda falsa mística que prometem ao homem ter poderes que forcem Deus a atendê-lo. Ninguém e nada pode forçar Deus a ter uma relação mais evidente conosco. Deus reserva as graças extraordinárias de que trata a Mística apenas para quem Ele quiser.