Carnaval, missa de cinzas, quaresma e Páscoa
PERGUNTA
Nome:
Rosangela
Enviada em:

Prezado sr. Orlando,

mais uma vez vou aproveitar-me de seus conhecimentos. Gostaria muito de entender a co-relação entre carnaval e a missa de cinzas, a quaresma e a páscoa. Quero dizer, por que há a missa de cinzas? qual o significado das cinzas? o que a Igreja tem a ver com a festa do Carnaval? é dia santo? quero dizer, é uma missa opcional?

quanto à páscoa, por que a data de referência é o carnaval? (contamos 40 dias depois do Carnaval), novamente: o que a festa da Páscoa tem a ver com o carnaval?

e como se define a data do Carnaval? ou na verdade o que é definido é a data da Páscoa e contando-se da frente para trás, chega-se na data do carnaval?

O carnaval tem alguma relação com o velho testamento? sempre ouço falar que é uma festa pagã.... se isso é verdade, o que a Igreja tem a ver com isso?

muito obrigada
Rosangela
RESPOSTA
Prezada Rosângela, salve Maria!

Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou na Páscoa judaica, que era na lua cheia do mês de Nisan.

A Igreja marca, então, a data da Páscoa, pelo calendário lunar, isto é, na primeira lua cheia da primavera. Como devemos completar em nós a paixão de Cristo, a Igreja, a exemplo de nosso Redentor que jejuou 40 dias, fazia o povo fiel jejuar e abster-se de carne durante 40 dias. Daí a Quaresma. Esse jejum está reduzido, hoje, somente a dois dias: a quarta-feira de cinzas (primeiro dia da Quaresma), e a sexta-feira santa.

O carnaval não é uma festa católica. Era uma festa pagã que os romanos realizavam em fevereiro, as februália.

Como os cristãos iam passar quarenta dias sem comer carne, o nome carnaval se entendeu como carne vale, isto é, os últimos dias em que se podia comer carne antes da Quaresma.

As cinzas são para lembrar ao homem, que ele foi feito do pó da terra, e que em pó ele vai se tornar, quando morrer. Daí a oração do Padre ao impor as cinzas na testa dos fiéis: "Lembra-te, homem, que és pó, e em pó te ás de volver". As cinzas, símbolo de penitência, são feitas pela queima das palmas bentas do ano anterior. Esperando tê-la ajudado me despeço

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.