As três formas de batismo
PERGUNTA
Nome:
Tiago
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ,
Religião:
Católica
Idade:
19 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Prezado Sr. Orlando Fedeli,

Paz, bem e o amor de Maria

Muito obrigado pela resposta que me foi dada a respeito da mansão dos mortos mas, devido a mesma, uma dúvida ainda ficou pairando. Não sei se é verdade mas, eu escutei falar de um santo chamado São Vitor de Braga que foi martirizado e virou santo. O problema é que esse santo não era batizado. A pergunta é: como pode alguém virar santo sem ser batizado??

Somente a fé pode salvar nesses casos??

Eu tirei essa informação de um e-mail mas pode ser confirmada pelo link a seguir: http://www.santododia.com.br/biograf12/vitordebraga.htm. Outra pergunta. Nossa igreja ensina que as crianças não batizadas vão para o limbo. Mas, no dia da ressureição elas vão para o céu ou para o inferno??

Muito obrigado e mil desculpas pela minha ignorânci
RESPOSTA
Muito prezado Thiago, salve Maria!

Também o bom ladrão não era batizado e foi para o céu, por ter confessado a divindade de Cristo, na hora da morte.

Os que dão a vida por Cristo Deus demonstram uma fé imensa em Deus, e um amor ardente por Ele, a ponto de morrer por Deus. Esses mártires vão diretamente para o céu, pois não há maior prova de amor do que dar a vida por Deus.

Quem morre por Deus, mesmo que não seja batizado, vai para o céu, por ter o Batismo de sangue.

Há, então, três formas de Batismo:

1) o Batismo de água;

2) o de sangue;

3) e o Batismo de desejo, que é o daqueles que, não tendo podido conhecer a Fé Católica, sem culpa própria, obedecem a lei natural. Estes têm o Batismo de desejo e se salvam.

As crianças que morrem sem Batismo vão para o limbo.

Possivelmente , Deus --que é infinitamente bom -- dará a elas alguma prova, para que escolham entre o Bem e o mal, para que elas também possam se salvar.