Autoridade dos Sacerdotes
PERGUNTA
Nome:
Teresa
Enviada em:
Local:
Alentejo -
Religião:
Católica
Idade:
47 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Quando um Padre ou Bispo divergem públicamente da doutrina de Fé transmitida pelo magistério, perdem a graça do Espírito Santo ? Devemos, nós leigos, continuar a vê-los como representantes de Cristo e respeitá-los por isso ?

O que acontece a um Padre ou Bispo quando estão a celebrar missa? O Espirito Santo dá-lhes um poder especial durante toda a celebração ou só quando estão a consagrar ?Quando um Padre ou Bispo divergem públicamente da doutrina de Fé transmitida pelo magistério, perdem a graça do Espírito Santo?"
RESPOSTA
Muito prezada Teresa, salve Maria !

Quando uma pessoa é ordenada sacerdote, recebendo o Sacramento da Ordem, ela se torna sacerdote para sempre, jamais perdendo esse estado. Mesmo que um Padre vá para o inferno, sua alma continua marcada pelo caráter de sacerdote de Cristo.

Pelo Sacramento da Ordem é que o sacerdote tem o poder de consagrar Hóstia e o de absolver os pecados em nome de Deus.

Se um Padre, ou um Bispo, ensinam algo contra a Fé, eles não devem ser seguidos nisso que ensinam, mas enquanto o Papa não os demitir de suas funções, devemos respeitar a autoridade deles, embora recusando aceitar seu mau ensinamento.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.