Batismo
PERGUNTA
Nome:
Inforleal
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Idade:
27 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Olá Srs(a).

Venho através deste solicitar maiores detalhes a respeito do batismo, pois tenho uma filha de 3 meses e não tenho muito instrução acerca do batismo como: O que é, para que serve, o que acontece se não batiza-la, onde e como batiza-la, em fim se possível, esclareçam-me em tudo sobre o batismo.

Desde já aguardo uma breve resposta e quero aproveitar a oportunidade para agradecer antecipadamente pela atenção.
RESPOSTA
Prezado Sr., Salve Maria!

Muito agradecidos ficamos com sua pergunta, já que ela nos dá oportunidade de auxiliá-lo em tão importante questão.

Deveras, é o batismo o primeiro e o principal sacramento da Igreja, uma vez que ele é o sacramento da adoção divina.

O que isto significa? Todos nós temos uma vida natural que nos foi dada pelos nossos pais. Porém, por esta vida somos filhos de Adão e, por isso mesmo, somos marcados, desde nossa concepção, com o pecado original. Esta vida natural, cuja raiz mergulha no pecado, é estéril para o céu.

Todavia, Deus, em sua suma bondade, quis dar a nós a participação em sua vida divina, "foi em Cristo que Deus nos escolheu ainda antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados diante d'Ele; predestinou-nos no seu amor, segundo o beneplácito da sua vontade, para sermos seus filhos adotivos, por Jesus Cristo, em louvor da magnificência da sua graça, pela qual nos tornou agradáveis a seus olhos, em seu amado Filho" (Efes. 1, 4-6).

Ora, o meio regular, instituído por Cristo, para nascer para esta vida sobrenatural é o Batismo.

"Em verdade, em verdade vos digo, que não pode entrar no Reino de Deus aquele que não renascer da água e do Espírito Santo." (S. João, 3 v. 4-8).

Renascer da água e do Espírito Santo, porque – diz Sto Agostinho – sendo o homem composto de duas substâncias, corpo e alma, deve a água, que é visível, aplicar-se para a limpeza do corpo visível; e o Espírito, que é invisível, para a purificação da alma, que é invisível. (Cf. Sto Tomás, Catena Áurea, Vol. 5, pg.80).

Daí vem o significado da palavra "batismo", que quer dizer lavar. Porque quando o Padre derrama a água batismal sobre a pessoa dizendo as palavras sacramentais: "Eu te batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" são apagados, "lavados", todos os pecados da alma - seja o pecado original, seja o pecado atual. Deus, então, passa a habitar nossa alma, pela graça santificante.

O Batismo é, pois este renascimento para a vida da graça. Ele é ministrado em nome da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – porque assim como o homem foi criado por Ela, "façamos o homem a nossa imagem e semelhança" (Gen. 1,26), assim também é obra das três pessoas da SS. Trindade este renascimento espiritual.

A necessidade do Batismo é, pois, absoluta. Tanto como 'meio' quanto 'preceito'. É necessário como 'meio', pois sem o mesmo é impossível salvar-se. O batismo é necessário como 'preceito', pois o mesmo não pode ser omitido voluntariamente sem pecado.

Cinco são os efeitos do Batismo:

1o) Remissão de todos os pecados: Original e Atual O Batismo apaga todos os pecados. O pecado original devido pela culpa de nossos primeiros pais. Os pecados atuais devidos por nossas próprias culpas.

"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados" (Atos 2:38).

2o) Remissão da culpa temporal O Batismo não só apaga os pecados, mas redime também a culpa devida por eles. De tal forma, que não há necessidade de satisfação pelas culpas passadas. O Concílio de Florença diz que se o batizado morrer antes de cometer algum pecado ele irá diretamente para o céu.

3o) Infusão da graça sobrenatural, dos dons do Espírito Santo e das Virtudes O Batismo, possui outro efeito, ele infunde em nossa alma a graça santificante que nos torna filhos adotivos de Deus e nos confere o direito da glória do Céu. Infunde também os dons do Espírito Santo e todas as virtudes.

4o) Confere o direito á graças especiais. Para os adultos, o Batismo confere graças especiais a cada um em particular, para que se possa cumprir os deveres de estado.

5o) Impressão do Caráter na alma Finalmente, o Batismo, uma vez validamente conferido, não mais poderá ser repetido. O Batismo grava em nossa alma uma marca como um sinal indelével que nos diferenciará para sempre de todos quantos não são batizados.

A cerimônia do Batismo além de muito antiga - tem origem apostólica - é muito bela, pelos inúmeros símbolos e orações que a compõem.

Antigamente, o batismo era realizado pela imersão da pessoa na água. Tal ação simboliza eficazmente duas verdades:

1) a morte ao pecado, ou seja, a tudo quanto contraria a Deus, significa a renúncia ao pecado, a Satanás, a suas obras e pompas;

2) a vida para Deus marcada pela fé na Igreja de N. Senhor, e pela prática de uma vida virtuosa. Diz S.Paulo: "Fomos sepultados com Cristo pelo Batismo em união com sua morte, a fim de que, assim como Cristo ressuscitou de entre os mortos pelo poder glorioso do seu Pai, assim também nós caminhemos agora numa vida nova" (Rom. VI-3-13).

Desta forma, é muito importante que você também se prepare para o batismo de sua filha, pois deverá ajudá-la a manter sempre limpa esta veste imaculada, que a revistirá até o dia em que, então, nos apresentarmos diante de Nosso Senhor.

A priori, o Batismo é ministrado pelo Padre em qualquer Igreja. Se quiser colocamo-nos à disposição para dirimir outras dúvidas seja por e-mail, seja aqui mesmo na sede da Montfort.

In corde Iesu et Mariae,
André.