Assunção de Maria aos céus
PERGUNTA
Nome:
Éder Figueredo
Enviada em:
Local:
Palmas - TO, Brasil
Religião:
Católica

Estive olhando por varios sites sobre a "Assunção de Maria aos céus", mas descobri que alguns catolicos não acreditam em sua assunção e sim na "Durmição de Maria", felizmente encontrei o seu site, gostaria de ter alguma resposta Maria morreu? , ou foi assunta ao céu?

Aguardo respostas,

Abraços.

RESPOSTA
Prezado Éder, Salve Maria!

Primeiramente agradecemos pela sua pergunta que nos dá ocasião de ajudá-lo de alguma forma.

Para melhor compreender o dogma da Assunção de Nossa Senhora precisamos de uma explicação anterior.

Como você deve saber, Deus ao criar o homem criou-o em estado de graça e inocência. Com o pecado, nossos primeiros pais perderam além da graça e a inocência os dons preternaturais, que eram: a ciência infusa, a impassibilidade e a imortalidade.

Nos dizeres de São Paulo:

"assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto pecaram."{Rm 5:2}.

A morte é, portanto, o estipêndio do pecado - stipendia enim peccati mors {Rm 6:23}.

Ora, nos ensina a Santa Igreja pela dogma da Imaculada Conceição, que Deus excetuou a Sempre Virgem Maria do pecado original. Assim, ela não estando sujeita ao pecado, não está sujeita à morte. Por isso, Nossa Senhora foi levada ao céu sem conhecer a corrupção da morte.

Ensinam-nos, também, os santos, através da tradição, que Nossa Senhora não estando sujeita à morte quis, entretanto, sofrê-la a exemplo de seu divino Filho. É o que se chama a dormição de Nossa Senhora.

O dogma da Assunção foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1o de novembro de 1950.

Cantemos e alegremo-nos, portanto, junto com a Igreja este grande dogma que festajaremos no próximo dia 15 de agosto.

"Signum magnum aparuit in caelo: mulier amicta sole, et luna sub pedibus ejus, et in capite ejus corona stellarum duodecim"
"Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua sob seus pés e em sua cabeça uma coroa de doze estrelas" (Intróito da Missa da Assunção).

In corde Iesu et Mariae,
André Palma.