Coroinhas
PERGUNTA
Nome:
Mônica
Enviada em:
Local:
Joinville - SC,

Eu sou responsavel pelo grupo de coroinhas na minha comunidade, e gostaria de obter mais informações sobre a atuação dos adolescentes, neste trabalho realizado nas Missas.
Agradeço a atenção por mim dedicada...
Que a benção de Deus permaneça em seus corações com apresença de Cristo em suas vidas!

RESPOSTA

Prezada Mônica,
Salve Maria.

Seria necessário que os coroinhas soubessem bem o que é a Missa: a renovação do sacrifício do Calvário.
Só assim eles teriam idéia do valor infinito da Missa que é rezada pelo próprio Cristo através da pessoa do sacerdote, já que, na Consagração, o padre atua in persona Christi, emprestando sua voz ao próprio Cristo.
Infelizmente, em geral, nem os coroinhas, nem o povo -- e desgraçadamente, por vezes, nem os próprios sacerdotes -- têm noção clara disso.
Os coroinhas precedem o sacerdote ao entrar na Igreja, porque eles representam os profetas que anunciaram Cristo, e os Apóstolos que divulgaram sua doutrina. O sacerdote que os segue deve estar revestido de uma capa (a casula) que deve ter nas costas desenhada ou bordada, uma cruz, porque ele representa Cristo que vai ser de novo imolado, de modo incruento, sobre o altar, novo calvário.

Haveria muitos outros símbolos a explicar aos coroinhas, para que eles se compenetrassem do valor e da grandeza de sua função. Infelizmente numa simples mensagem fica impossível explicar toda a simbologia da Missa.

Entretanto, seu pedido nos dá a idéia de publicar um trabalho explicando o que é a Missa e quais os seus símbolos, para que o público católico possa entender mais sobre a Missa e participar dela com mais fruto.

Atenciosamente,
in Corde Jesu, semper,