Missa Tridentina
PERGUNTA
Nome:
Edson
Enviada em:
Local:
Santo André - SP,
Religião:
Católica
Idade:
24 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Bom dia!

Gostaria de saber de onde é a sua origem, quais os lugares que são autorizados a realização dessa Missa no Brasil, e porque as mulheres tem que assistir a essas Missas de saias e com véu na cabeça, e duas cores de véu umas usam Branco e outras o Preto !

Um abraço

Edson
RESPOSTA

Prezado Edson, salve Maria!

A chamada Missa Tridentina é a Missa que a Igreja sempre rezou, e que foi codificada -- e não construída ou elaborada -- por São Pio V, no século XVI. Recentemente, o Papa João Paulo II tem pedido aos Bispos que facilitem, cada vez mais, e sem condições, a celebração da Missa tridentina.

Diz o Cardeal Ratzinger que, se a Igreja proibir a Missa que foi rezada por ela durante praticamente 2.000 anos, como se poderia a Igreja impor a celebração de qualquer outra Missa?

No Brasil, atualmente, a Missa tridentina é rezada em toda a Diocese de Campos, e em alguns outros lugares, com permissão do Bispo local.

O costume de mulheres usarem roupas decentes -- não só na Missa -- é um dever de religião. O uso do véu é imposto por São Paulo quando diz:

"Julgai vós mesmos: É decente que uma mulher faça oração a Deus não tendo véu?" (I Cor. XI, 13).

Portanto, isso está imposto pela própria Sagrada Escritura e sempre foi costume na Igreja toda, e o costume universal da Igreja é lei.

Quanto à cor dos véus, isto é apenas um costume no Brasil, nada dizendo São Paulo sobre isso, nem tendo sido jamais isso costume em toda a Igreja.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.