Ciência e Fé

Homeopatia: Nux vomica
PERGUNTA
Nome:
Benedito
Enviada em:
Local:
Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Eng.Mecânico

Bom dia, recentemente fiz uma consulta a um médico homeopata por indicação da minha esposa, pois ando meio ansioso e deprimido ultimamente.O médico então me receitou nux vomica.

Já não sou muito ligado em remédios e resolvi pesquisar os efeitos deste remédio em mim antes de tomá-lo. Após ler os artigos sobre homeopatia,fiquei descrente mais ainda.

Minha pergunta é:

Devo seguir adiante com a minha vida assim ou tomar o remédio que não fará efeito nenhum?
A alopatia é aceita pela comunidade médica, então devo procurar médicos alopatas, não acham?
Se for para tomar álcool nos remédios homeopáticos, prefiro tomar cachaça então...

RESPOSTA

Prezado Benedito,
Salve Maria.

De fato,as concentrações dos medicamentos homeopáticos não produzem efeitos orgânicos.
Normalmente são receitados numa dose C30. Isto representa uma concentração de aproximadamente 1x10-59!!! (nós, engenheiros, sabemos quão pequeno isto é...) e, caso o senhor tomasse a Nux Vomica numa concentração alta (por exemplo 0,1%) o senhor ficaria muito doente, afinal é da Nux Vomica que se extrai a estricnina.

O senhor tem toda a razão de desacreditar na homeopatia. Cada vez mais é comprovado que os efeitos da homeopatia são equivalentes ao placebo. O placebo age de modo psicossomático. A pessoa crê que está tomando um remédio real e acaba bloqueando processos psíquicos que podem gerar sintomas variados. Para isso serve qualquer coisa (farinha, açúcar, álcool, etc).

Eu o aconselharia a analisar as causas que estão gerando este quadro de ansiedade e tentar resolvê-los.
Reze, leia livros de santos, reveja sua escala de valores e tente descobrir a vontade de Deus. Isto resolve a maior parte de nossas ansiedades.

Quanto à Alopatia, eu a reservaria a casos graves de depressão, pois remédios dessa natureza podem gerar dependência e outros males.

A homeopatia é esotérica. Ela tenta agir no mundo real através de energias imateriais. Ela crê que a maceração e sucussão de substâncias liberam uma energia espiritual (isto é magia).

Cordialmente
Hermann Windisch Neto