Vaticano reconheceu o Evolucionismo como científico
Adalberto
03/05/2005
Curitiba - PR,

Lendo a brilhante e contundente carta do Prof. Ricardo Campos, um adendo: O próprio Papa João Paulo II reconheceu, em mensagem à Academia Pontifícia de Ciências (22/10/96), que a teoria darwiniana "é bem mais que uma hipótese", sendo hoje aceita amplamente pelos pesquisadores em decorrência das "descobertas em vários campos do conhecimento". A convergência dos resultados de trabalhos conduzidos independentemente, observou ele, "é por si mesma um argumento significativo em favor dessa teoria". Embora, coerentemente com sua doutrina, o Papa ressalvou que, se o corpo humano tem origem em substâncias preexistentes, "a alma foi imediatamente criada por Deus".

Prezado Adalberto Costa,
salve Maria!

Ainda que o Papa João Paulo II tenha dito que as recentes descobertas reforçam a teoria darwinista, ela continua errada.

Um Papa pode, como homem que é, afirmar o que quiser sobre ciência e nenhum católico é obrigado a obedecê-lo nisso. Ele é infalível somente quando se pronuncia em determinadas condições sobre Fé e Moral. Sobre ciência, ele pode até dizer que o sol é frio. Não passará de um palpite científico.

É claro que sua autoridade torna a afirmação importante, principalmente como orientação a católicos. Ainda que esta em particular tenha desorientado a todos.

Porém, tanto não passa de uma afirmação sem valor doutrinário, que o atual Papa, Bento XVI, afirmou no início de seu pontificado:

“Não somos o produto casual e sem sentido da evolução.” (Bento XVI, homilia de 25/4)

Eu e a Associação Cultural Montfort, por sermos católicos, ficamos com esta, que é coerente com os ensinamentos de Papas anteriores e mais firme e certo do que possibilidades, hipóteses e teorias. Além de estar firmada na racionalidade e na lógica.

Não há nenhum evolucionismo mitigado nessa afirmação, nem se dá chances a misturar ateísmo e ciência moderna com doutrina Católica e Divina.

Prova disso é o seu amigo (pois amigos são os que querem as mesmas coisas), professor Ricardo Campos, que prega um evolucionismo ateu e anti-religioso, imiscível com o catolicismo.