Ciência e Fé

Idade da Terra
PERGUNTA
Nome:
Marina
Enviada em:

Bom dia

Gostaria de saber qual a posicao da Igreja quanto a idade do nosso Planeta e do Universo. Ouvi em algum lugar que a Terra tem, pela Biblia, alguns milhares de anos. Isto esta correto?

Agradecida

Marina

RESPOSTA
Prezada Marina, salve Maria.

A Bíblia não trata da Idade da terra.

O povo hebreu era de estrutura patriarcal. Na família patriarcal, a autoridade passa do pai para o primogênito. Na seqüência que a Bíblia dá dos descendentes de Adão, ela não cita todos os pais e filhos. Ela cita apenas os que tiveram mais importância.

Assim, quando a Bíblia diz que Cristo foi "filho de Davi", ela quer significar pela palavra "filho", que Cristo descendia de Davi, e não que era seu filho direto.

Por isso, nos Evangelhos de São Mateus e de São Lucas são citados, no primeiro, 42 patriarcas entre Adão e Cristo; e, no outro, 70 antepassados de Cristo.

E não há contradição: apenas citação mais detalhada, e, mesmo assim, não completa.

Assim, erram aqueles que pretendem dizer que a terra tem alguns milhares de anos apenas, baseando-se nas idades dos patriarcas bíblicos.

A Bíblia, repito, não trata da idade da terra.

Essa idade é calculada cientificamente em alguns bilhões de anos, enquanto que a idade da humanidade ainda é bastante incerta, mas certamente muito maior do que os 6 a 7 mil anos calculados erradamente pelos judeus com base nas idades dos patriarcas bíblicos.