Arte

Conceito de `Felicidade` de Dante
PERGUNTA
Nome:
Karine
Enviada em:
Local:
Canoas - RS,
Religião:
Espírita
Idade:
25 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
servidora pública estadual

SEREI BREVE...
Gostaria muito q vc me esclarecesse um trecho da obra de Dante Alighieri, "A Divina Comédia"...
o que significa a seguinte frase no contexto da obra?

"LASCIATE OGNI SPERANZA VUOI CHI ENTRATE" Sei que a traduçao em português significa:
"Vocês que entram, deixem toda a esperança"

Qual a idéia desta colocação?

Qual a idéia de felicidade para Dante? Qual o conceito de felicidade nesta obra?
O que destruiria tal felicidade??

Por favor eu preciso muito da sua ajuda...sou estudante universitária e necessito desta informação p esclarecer meus estudos.
Agradeço antecipadamente a atençao,
Karine.

RESPOSTA

Muito prezado Karine,
Salve Maria!

    A frase que você cita de Dante estaria escrita na porta do inferno e afirma que quem vai para o inferno não pode ter mais nenhuma esperança. O que é bem certo, porque quem vai para o inferno jamais poderá sair de lá.
    O conceito de felicidade de Dante era baseado na doutrina de Hugo de São Victor, um monge da Abadia de São Victor, em Paris. Para ele, a felicidade consistia em ter luz e doçura - Lumen et dulcedo -.
    Luz é a verdade, luz intelectual, porque a maior felicidade do ser racional está na posse da verdade. Mas como o homem tem corpo, a felicidade perfeita exige também a doçura, isto é, que os sentidos recebam o bem proporcionado a eles, sempre subordinado e regulado pelo intelecto, portanto de acordo com a lei natural.
    Veja no site Montfort dois trabalhos que escrevi sobre Dante e que poderiam ajudá-la.