Arte

A música de Richard Wagner
PERGUNTA
Nome:
Yuri
Enviada em:
Local:
Goiás - GO,
Religião:
Católica
Idade:
18 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Qual opinião dos senhores sobre as composições de Richard Wagner, em especial a "A Cavalgada das Valquírias": uma simples homenagem ao folclore germânico ou um atentado à Alemanha Cristã? É adequado para um católico apreciar suas obras?
RESPOSTA
Prezado Yuri, salve Maria.

Beethoven dizia que havia mais filosofia em suas Sinfonias do que num tratado de Metafísica.

É uma grande ingenuidade supor que a Música não seja capaz de transmitir idéias. A Música, como todas as artes, expressa uma cosmovisão através de símbolos.

O Romantismo foi um movimento de fundo gnóstico. Todos os especialistas mais importantes no Romantismo concordam com essa afirmação.

Richard Wagner foi um esotérico romântico cultuador do paganismo germânico. Ele foi ligado à Thulle Geselschft, e os especialistas em estudos wagnerianos mostram como suas obras eram manifestações do paganismo germânico e germanista. Bayreuth foi centro difusor de um misticismo gnóstico germanista do qual vai nascer o nazismo.

Desse modo, você deve bem compreender que o wagnerismo foi anticristão tanto quanto o Nazismo.