Defesa da Fé

Heresias em curso de Crisma
PERGUNTA
Nome:
Adriano Poltronieri
Enviada em:
Local:
Pedreira - SP, Brasil
Religião:
Católica

Caríssimo Prof. Orlando,
Salve Maria!

Agradeço-lhe pelos esclarecimentos das minhas dúvidas anteriores.

Tenho 40 anos e ingressei há 2 semanas no curso de crisma aqui em Pedreira-SP,  isto graças ao site Montfort e especialmente ao senhor.

O senhor poderia me auxiliar no meu relato abaixo, me esclarecendo em especial o ítem 3.

1- Tenho entrado em conflito argumentativo com a professora da crisma, pois ela, já no primeiro dia de aula começou a dizer de "boca cheia" que para ela a Igreja hoje está mais abençoada que antigamente, tendo em vista o surgimento da RCC e da Canção Nova. Ficou evidente a formação ou "formatação" dela.

2- Ela insiste em dizer que Deus está dentro de cada um de nós (substancialmente pelo que entendi) e eu disse que não, que Deus está na hóstia consagrada e o que ela disse era gnosticismo, mas acho que ela nem sabe o que seja gnose, porém sabe o que é Panteísmo.

3- Na segunda aula, entreguei à ela alguns artigos impressos do site montfort sobre RCC, Jonas Abib, gnose e Igreja... Na terceira aula a de ontem, após a aula eu perguntei se ela queria mais máterias do site montfort, ela disse que não queria ler mais nada do site; e durante a aula ela repetiu as mesmas coisas do ítem 2 e acrescentou dizendo à nós alunos:

Caríssimo Prof. Orlando, daí eu fiquei sem argumento.

Pode publicar se for proveitoso para o site.

Novamente, agradeço desde já e fico na esperança de sua resposta.

Despeço-me
Em Jesus e Maria
Adriano Poltronieri

RESPOSTA
Respondida em:

Muito prezado Adriano,
Salve Maria!

     Que São Paulo declarou que somos "o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em nós" (I Coríntios 3,16), não há dúvida alguma. Mas isso não é sem algumas condições:

  1. sermos batizados;
  2. estarmos sem pecado mortal, que exclui de nós a vida divina.

     E sermos templo de Deus não significa que somos Deus. Há diferença infinita entre ser templo e ser Deus.
     Essa pobre professorinha de “crisma” ouviu o galo da Gnose cantar, mas não entendeu o que ouviu.

     Agora sou eu que lhe pergunto: para que você vai se preparar para o crisma com uma pessoa que nada entende e que defende heresias?
     E se você ainda não sabe defender a Fe como vai ser crismado, isto é, tornar-se soldado de Cristo? Porque o crisma nos faz soldados de Cristo.
     O que você deveria fazer é abandonar esse curso de heresias, estudar bem o Catecismo Romano, e compreender que um crismado deveria ser combatedor de heresias e não um ouvinte delas.

     Deixe já esse curso de corrupção da Fé. É o que lhe aconselho in Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.