Defesa da Fé

Como fazer apostolado com nossos próximos?
PERGUNTA
Nome:
Cynthia
Enviada em:
Local:
Brasília - DF, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído

Prezado Professor Orlando,

Estou enviando a mesma carta após 3 anos esperando com esperança uma resposta.

Faz pouco tempo, no máximo um mês, que tive a enorme graça de conhecer este site por recomendação de um padre. Eu queria e quero me aprofundar na fé, pois acho demasiadamente triste não ter conhecimento e argumento para defendê-la. E eis aquilo que pude constatar: que nos meus 33 anos de idade não tinha passado ainda do jardim de infância da minha fé. Quanta alienação e falta de amor para com Deus da minha parte. Mas Deus com Sua Infinita Misericórdia quis e ainda quer me instruir e perdoar minha tão grande ignorância em relação a Verdade revelada por Ele.
Quando eu comecei a ler as cartas que as pessoas escrevem com tanta gratidão ou ódio, me fez lembrar da passagem que diz que onde estiver seu tesouro, aí estará o seu coração. E também li os textos sobre o Evolucionismo, Revolução Francesa, Inquisição e sobre a desigualdade
 e foi como se estivesse entrado verdadeiramente no mundo real. Parece loucura, mas não é. Os valores mudam, aquilo que me preocupava tanto passou a ser supérfluo e secundário, pois, na medida que conhecemos mais a Deus, mais fácil é confiar tudo a Ele, e amá-lo é o nosso deleite. Mas foi justamente por conhecer mais é que comecei a sentir uma aflição que ainda não cessou.
O senhor defende a fé de forma louvável e correta e por ser um modo bem radical, as passagens sobre conhecer a árvore pelo fruto, separar o joio do trigo e de não querer o sacrifício e sim a misericórdia vieram em minha mente, e mesmo assim não encontrei conforto. E confesso que já quis escrever outras vezes, mas, por não encontrar a clareza no meu próprio raciocínio, quis esperar mais.
Não sei se encontrei a clareza, mas resolvi escrever logo, pois esta aflição não diminui. Eu queria entender como é evangelizar para pessoas que amo muito, e quero que se convertam e estejam perto de Deus na vida eterna, se elas não são católicas, são extremamente radicais e cegas em suas posições? Suponhamos que eu seja radical ao ponto de "ridicularizá-las" em suas posições e ser veemente na minha em um bate-papo ou discussão (quero deixar claro que elas não questionam minha fé, pois, se este é o caso, falo o que penso sem titubear). Sei que não terei 90% dos amigos e minha mãe perto de mim. É muita omissão e egoísmo de minha parte querer tê-los do meu lado? Eu sou igual a um fariseu hipócrita que quer amar a Deus acima de tudo, mas na hora da prática (no meu caso), não consegue se separar daquelas pessoas que quer bem? MAS EU QUERO AMÁ-LO ACIMA DE TUDO SIM! Então, gostaria de saber se posso orar pela conversão delas, sempre quando eu for questionada a respeito da minha fé deixar a minha posição clara, e oferecer também jejum, sacrifícios e penitências em favor delas? Ou não é o suficiente...Eu quero agir corretamente e pedir a Deus forças para isso.
Por fim, comecei a ler o livro "Diário" A Misericórdia Divina na minha alma de Santa M. Faustina Kowalska esta semana e gostaria de compartilhar 3 mensagens (dentro de diálogos) que Jesus deixou a esta Santa. " Minha filha, fala aos sacerdotes dessa Minha insondável misericórdia. Queimam-Me as chamas da misericórdia, quero derramá-las sobre as almas, e as almas não querem acreditar na Minha bondade." (p.83)
Outro trecho:
" Lembro-te, Minha filha, que todas as vezes que ouvires o bater do relógio, às três horas da tarde, deves mergulhar toda na Minha misericórdia, adorando-A e glorificando-A. Implora a onipotência dela em favor do Mundo inteiro e especialmente dos pobres pecadores, porque nesse momento foi largamente aberta para toda a alma. Nessa hora, conseguirás tudo para ti e para os outros. Nessa hora realizou-se a graça para todo o Mundo: a misericórdia venceu a justiça. Minha filha, procura rezar, nessa hora, a Via-sacra, na medida em que te permitirem os teus deveres, e se não puderes fazer a Via-sacra, entra, ao menos por um momento na capela e adora o Meu coração, que está cheio de misericórdia no Santíssimo Sacramento. Se não puderes sequer ir à capela, recolhe-te em oração onde estiveres, ainda que seja por um breve momento. Exijo honra à Minha misericórdia de toda criatura, mas de ti em primeiro lugar, porque te dei a conhecer mais profundamente esse mistério." (p.400)
" Diz que a Misericórdia é o maior atributo de Deus." (p.111)

Obrigada pela atenção!
Que Deus possa continuar sendo glorificado por meio deste site.
Amém.
RESPOSTA

Muito prezada Cynthia,
Salve Maria.

     Se não respondi sua carta antes é porque não a recebi. Há muitas cartas esperando resposta minha.
     Hoje sua carta me chegou ao monitor, e me apresso a lhe responder com prazer. Com prazer, sim, pois que você manifesta tanta estima por nosso site e tanto zelo em aprender e em defender a Fé.

     Quando eu for a Brasília dar palestras, gostaria de tê-la entre meus ouvintes. E se quiser levar algum amigo ou parente, esteja à vontade.

     Claro que você deve sempre rezar pela conversão de seus parentes e amigos. Isso é o que manda a caridade.
     Nem sempre devemos discutir com nossos pais, pois não temos autoridade sobre eles, que nos vêem sempre como crianças, das quais conhecem os defeitos e não admitem ensinamento.
     Ainda hoje recebi uma carta de um rapaz que tinha esse problema com o pai. Aconselhei que ele não discutisse e desse ao pai a medalha milagrosa. E, depois de três anos, o pai, antes de morrer, se confessou e pediu perdão ao filho por ter atacado durante muito tempo a Igreja. Recebeu a extrema unção contrito, o que faz supor sua salvação. Veja como a misericórdia de Deus é imensa.
     Misericórdia nos manda discutir com aqueles que podemos fazer bem. Por isso, Jesus, Deus de Misericórdia infinita, passou três anos discutindo continuamente com os fariseus. E discutia violentamente. A misericórdia de Jesus chegou a usar o chicote. Porque cantou Nossa Senhora no Magnificat que a misericórdia de Deus é para aqueles que O temem.
     Nem sempre devemos usar o chicote ou a ironia. Muitas vezes temos que usar a paciência e a argumentação suave. Outros exigem de nós a verdade fustigante. Como escolher o melhor meio?
     Reze a Nossa Senhora que a guie. Vise sempre não a sua vitória mas a salvação das almas que disputa com o diabo. E Deus abençoará seu apostolado mesmo que cometa sem querer algum erro. Procure sempre fazer o bem, mesmo quando repreende asperamente como manda São Paulo a Tito (cap. I, 13).
     Escreva-me sempre que a atenderei com alegria.
     Vou pedir aos amigos da Montfort de Brasilia que a procurem para convidá-la para as reuniões que eles têm e as que eu der.
     Despeço-me de você como de uma nova amiga.