Defesa da Fé

Montfort publica texto censurado pela Arquidiocese de Salvador
PERGUNTA
Nome:
Oscar Nascimento Oliveira Júnior
Enviada em:
Local:
Salvador - BA, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Estudante

Paz e bem
Santo Natal
De acordo com o Código de Direito Canônbico, o bispo é autoridade executiva, legislativa e judiciária na Diocese.
Eu particularmente não gosto da linguagem utilizada e inclusive o poder legislativo do bispo está subordinado ao PAPA, mas como está expresso no Códigoa da Igreja, toda pessoa deve obediência a "seu" bispo, visto que Jesus criou a Igreja hierrarquicamente constituida.
Dionisio Pedro de Alcântara Lisbôa, teve um texto proibido de ser divulgado pelo Cardeal Dom Geraldo M. Agnelo, se o bispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, o proibiu de divulgar num veiculo de Salvador, é porque não queria que o artigo fosse lido.
Dionisio Pedro de Alcântara Lisbôa, então envia o texto a Montfort, num desrespeito a autoridade episcopal e aí a referida asssociação publica na Internet, onde vai ser visto por muito mais pessoas.
Para que bispos hoje, se os católicos não obedecem mais aos pastores. Esta coisa de cada um agir por si é Luteranismo.
Foram os protestantes que quiseram ser maior do que Deus e criaram comunidades eclesiais, denominadas no Brasil de Igreja.
A Montfort devberia retirar urgentemente um artigo que está proibido por uma autoridade.
Lembro que o Profesor Orlando não é mais autoridade do que um bispo, se descorda dele, deveria escrever ao Emineníssimo Cardeal pedindo esclarecimento.
Onde está a obediência?

Atenciosamente.
Oscar Nascimento Oliveira Júnior
Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia
RESPOSTA

Muito prezado Oscar,
Salve Maria.

     Meu caro, você estende a autoridade do Arcebispo da Bahia ao mundo inteiro. O que é contra a Fé. O poder universal é só do Papa. O artigo do senhor Dionisio foi abusivamente proibido na Bahia, pois que no artigo não há nada contra a Fé.
     O senhor Cardeal Arcebispo de Salvador deveria aplicar o Motu Proprio Summorum Pontificum em sua Arquidiocese permitindo que haja missas do rito romano de 1962 . E isso não acontece.
     Todo fiel deve obedecer a seu Bispo enquanto seu Bispo obedece ao Papa. Caso contrário o fiel deve ficar com o Papa.

     O senhor quer me ditar o que devo fazer no site Montfort.
     Por acaso o senhor está exercendo – e com que direito – a Colegialidade episcopal causadora de tantas resistências ao poder de Bento XVI?
     Que Deus lhe conceda um estudo melhor da lei de Deus e a da Igreja.
     Passe bem, meu caro.