Defesa da Fé

Frei comenta polêmica Montfort vs. Padre Fábio de Melo e Padre Joãozinho sobre a presença real de Cristo na Eucaristia
PERGUNTA
Nome:
Frei Tiago
Local:
SP, Brasil
Religião:
Católica

Salve Maria:

Caros irmãos em Cristo:

Assisti, conforme nos indicaram este trecho do programa em que dois sacerdotes bastante conhecidos criticam o site "ultra-conservador"...
Admirei-me com a falta de segurança teológica deles a respeito de temas fundamentais da nossa fé católica: a eucaristia e a ressurreição de Nosso Senhor.
Li os comentários que foram feitos a respeito dessas afirmações e achei que foram procedentes. No entanto, como sacerdote, gostaria de acrescentar algumas outras:
- Sobre a eucaristia, foi dito que qualquer irmão é uma presença eucarística!? Relativizando o termo "eucaristia" que sempre foi indicado pelos Padres unicamente para se referir ao Corpo e Sangue do Senhor bem como à própria celebração da Missa. No menor dos irmãos, isso sim, está de certa forma presente o Senhor, como lemos em Mt 25 não porém como eucaristia.
- "São tão ortodoxos que chegam a ser hereges"! Esta frase não faz sentido porque nunca se pode se tornar erro a estrita verdade. Não é possível a ortodoxia da fé ser heresia, pois o conceito de heresia é exatamente a diminuição de alguma parte do dogma.
- "Não existem provas da ressurreição". Ora se o Senhor disse a Tomé: "acreditaste porque me viste, felizes os que creram sem ter visto" é óbvio que para nós hoje a prova da ressurreição é o próprio testemunho dos Apóstolos que viram, tocaram e comeram com Jesus depois que Ele ressuscitou dos mortos! Assim se sustenta a fé da Igreja, pelo testemunho confiável daqueles que deram a vida afirmando este principal artigo da nossa fé! Além disso, o Santo Sudário apresenta provas científicas de que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou.
- "O vinho consagrado é uma bebida alcóolica" Ora se isto fosse verdade, eu não poderia bebê-lo pois a nossa Regra não permite que tomemos bebida alcóolica!!! Logo, pela transubstanciação, o verdadeiro Sangue de Cristo, tem os acidentes de vinho, porém não é uma bebida alcoolica uma vez que é Sangue e nem uma coisa mais que Sangue!
Esta é a fé católica!!!
O pão depois de consagrado é verdadeira Carne, como Ele disse: Isto é meu Corpo! O Vinho já não é mais vinho e sim, Sangue, como Ele diz: Isto é meu Sangue. E não um pão especial e um vinho diferente em que Jesus está presente ali dentro.
- Mais uma: vieram com esta de Materialismo! Pelo discurso apresentado, mesmo citando Santa Maria Madalena, vemos que estão muito próximos do Docetismo. Também as tendências gnósticas sempre vão por esse espiritualismo que chega a negar toda dimensão concreta decorrente do mistério da encarnação. A fé da Igreja é no verdadeiro Corpo físico do Verbo encarnado, que assumiu a Natureza humana idêntica à nossa, exceto no pecado. Ressuscitou na Carne e vive ainda agora no Céu na Carne! Material, concreta e física! A mesma coisa vemos na eucaristia: matéria, carne, substância física. Santo Irineu, sucessor direto do Apóstolo São João e refutador da heresia gnóstica tem vários argumentos nesse sentido.

.

Deus os abençoe!

RESPOSTA

Muito prezado Frei Tiago, salve Maria.

Muito obrigado por sua missiva. Deus lhe pague seu apoio à defesa da fé católica.

In corde Jesu, semper,