Defesa da Fé

DesaBoff...
PERGUNTA
Nome:
Hudson
Enviada em:
Local:
Paraíso do Tocantins - TO,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Pós-graduação concluída
Profissão:
Psicólogo

Salve Maria

Eu sei que há muitas cartas para serem respondidas, minha mesmo, umas três, quatro com essa. Mas quem mandou vocês alocarem na WEB um site tão consistente, consciente e de divina sabedoria para nós católicos que estávamos quase apodrecendo num mar de insensatez de igrejolas carismáticas com execesso de emocionalidade e pouco conhecimento. Padres mal preparados e pregadores que falam livremente sem saber catequizar. Fiz meu catecismo em 1984 e estou tendo que revê-lo, pois a igreja (pelo menos as que conheci) estão mais preocupadas em estourar balões, fazer dinâmicas chatíssimas (e olha que sou Psicólogo) usando leigos para então fazê-lo. Pronto, acabou meu desabafo. Agora é o desaBOFF

O que pregava Leonardo Boff ? A teologia da libertação prega o quê ? É lícita ou mais um delírio de autoreferência ?

Um abraço e um recado: (Sempre que posso falo do site, até para os colegas do protesto, os filhos de Lutero e CIA)
RESPOSTA

Muito prezado e bem simpático Hudson,
Salve Maria!

    Gostei imensamente de seu desabafo e de seu desaboff.
    E lhe agradeço tão boas e tão generosas palavras em favor do site Montfort. Deus lhe pague.
    Genésio Boff definiu a Teologia da Libertação como marxismo na Teologia. Portanto, ela nunca foi e nem será uma verdadeira Teologia. Boff quis usar a igreja para fazer uma revolução comunista. Todos os seus conceitos são igualitários. Ele condena até mesmo um Deus que seja superior ao Mundo. Afirma com todas letras que "deveríamos nos libertar desse Deus velho e barbudo lá em cima". Diz ainda "Eu sou ateu desse Deus" ("Pelos Pobres. Contra Pobreza." Palestra de Boff em Teófilo Otoni).
    Publicarei, logo mais, um trabalho que está sendo digitado sobre os escritos de Boff.
    Talvez isso demore um tanto a ser feito. Desse modo, caso você deseje uma informação mais concreta sobre algum ponto da Teologia da Libertação, com muito gosto o atenderia.
    Um abraço contente pelo seu inteligente desaboff.