Defesa da Fé

As ordenações anglicanas são válidas?
PERGUNTA
Nome:
Fillipe
Enviada em:
Local:
Olinda - PE,
Religião:
Anglicana
Idade:
24 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

resposta
> a ordenacao anglicana é legítima e reconhecida pela ala
> progressista da igreja católica.
> as mulheres também tem o direito de serem ordenadas ao
> presbiterato e episcopado ,pois o sacerdócio de cristo
> se estende a todos os fiéis,sejam leigos,homens ou
> mulheres.
> a ordenação (válida) do bispo norte amaricano D.Robson
> não reflete o pensamento de toda a comunhão
> anglicana,foi um fato isolado da igreja norte-americana.
> E há vários padres e bispos católicos assumidamente gays
> que são ordenados livremente.os que não são gays,por
> serem homens,acabam indo para o caminho da pedofilia.
RESPOSTA

Caro Filipe, salve Maria!

O que pensa a "ala progressista", que suponho sejam os neo modernistas que pululam em certas sacristias e seminários da Igreja, tem tanto valor quanto a minha ou a sua opinião, ou seja, muito pouco valor. O que tem valor, de fato, é o que sempre foi ensinado pela Igreja dogmaticamente, através dos concílios e dos papas. E o papa Leão XIII em sua Encíclica Apostolicae Curae  de 18 de setembro de 1896 proclamou:

"Por isto, e aderindo estritamente, neste caso, aos decretos dos pontífices, nossos predecessores, e confirmando-os mais completamente, e, como o foi, renovando-os por nossa autoridade, de nossa própria iniciativa e de conhecimento próprio, pornunciamos e declaramos que as ordenações conduzidas de acordo com o rito Anglicano foram, e são, absolutamente nulas e totalmente inválidas." (Papa Leão XIII, encíclica Apostolicae Cureae, 36, o negrito é meu).

E numa nota subsequente endereçada ao Arcebispo de Paris, ele exigiu que todos os católicos aceitassem esse julgamento como "fixado, estabelecido e irrevogável " (firmum, ratum et irrevocabile).

Portanto, ficamos com a palavra do Papa, que confirma o que sempre foi ensinado, e não com a opinião de hereges protestantes ou mesmo de hereges modernistas.

Se o sacerdócio de mulheres fosse válido, então porque Nosso Senhor Jesus Cristo só elegeu homens para seus apóstolos? E porque os apóstolos só ordenaram homens como bispos e sacerdotes? E por que o anglicanismo só começou a ordenar mulheres a partir de 1979, sob a pressão de grupos feministas? Para o anglicanismo a pressão política tem mais peso do que a Sagrada escritura e 2000 anos de tradição da Igreja!  Ademais, consta que Nossa Senhora, sendo a mais santa das mulheres, mereceria mais do que qualquer outra o sacerdócio. E ela não o teve, porque este sempre foi reservado apenas aos homens.

O que os padres pecadores fazem na obscuridade não são de responsabilidade da Igreja, o Corpo Místico de Cristo. Agora, dar um pretenso sacramento (de ordenação) a um homossexual assumido, isto sim configura uma institucionalização de um pecado. Ou será que os anglicanos pensam que os atos homossexuais não constituem pecado? Parece que sim...

Ademais, muitos dos padres pedófilos, que envergonham aos católicos hoje, você os pode contar dentre a "ala progressista da Igreja" que, como os anglicanos, perdeu a noção do que é o pecado.

Passe bem,

Paulo Sérgio R. Pedrosa