Defesa da Fé

O Papa e a Infalibilidade
PERGUNTA
Nome:
Edvaldo
Enviada em:
Local:
Dias Davila -
Religião:
Protestante
Idade:
27 anos
Escolaridade:
1.o grau concluído

como voces podem dizer que o papa e infalivel se a propria Biblia diz que:todos pecaram e carecem da gloria de Deus.Rm 3.23,e diz tambem que:Não há um justo nem um sequer.Rm 3.10 E como voces podem dizer que Pedro é a pedra se em atos 4.11 diz que Jesus é a pedra:este Jesus é pedra rejeitada por vós,os construtores,a qual se tornou a pedra angular.

E em 1 Corintios 10.4 diz:e beberam da mesma fonte espiritual ;porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia.E a pedra era Cristo.

E em Efesios 2.20diz:edificados sobre o fundamento dos apostolos e profetas sendo ele mesmo Cristo Jesus,a pedra angular.

e nem vem dizer que quando ele subiu deixou Pedro no lugar dele porque segundo o livro deJoão 14.16,quando ele foi deixou o consolador que é Espirito Santo .Me explique isso???

RESPOSTA

Prezado senhor Edvaldo, salve Maria!

O senhor confunde ser pecador e ser infalível. O Papa enquanto é um homem é pecador, mas enquanto Papa, quando ensina com o poder dado por Cristo, é infalível. O Papa é infalível em certas ocasiões, mas não é impecável.

Assim Pedro era a pedra sobre a qual Cristo ia construir a sua Igreja, mas, enquanto Simão podia aconselhar mal a Cristo que se afastasse de Jerusalém, para evitar a morte. (S. Mateus, XVI, 21-23).

Também está dito por Cristo que só Deus é e perfeito, mas Ele nos mandou ser perfeitos como Deus é perfeito, não no mesmo grau, mas como, isto é, na medida que nos é possível (S. Mateus, V, 48).

Só Deus é nosso Pai, porque nos deu a vida e é vida. Mas chamamos nosso progenitor de pai, porque nos transmitiu a Vida. Nosso pai, que nos gerou também é pai, assim como Deus é nosso pai de modo absoluto. Por isso Deus Pai, nos ordenou honrar pai e mãe. (Êxodo, XX, 12).

A palavra pai assim como a palavra bom, e a palavra perfeito tem graus. São palavras analógicas ou semelhantes.

A mesma coisa acontece com a palavra Senhor. Só Deus é propriamente senhor de tudo, dono de tudo, mas o senhor, seu Edvaldo, também é senhor, dono de seu relógio, por exemplo. A palavra senhor pode ser aplicada analogicamente a qualquer pessoa que seja dona de algo.

A palavra pedra também é analógica. Ser pedra é ser fundamento. Só Deus é o fundamento de tudo. Por isso Cristo é a pedra, o fundamento de tudo. Mas o senhor, seu Edvaldo, se o senhor tem família, para seus filhos e para a sua esposa, o senhor é o fundamento de sua casa ou família. E quando eu o chamo de senhor e pedra fundamental de sua família, não o estou colocando no lugar de Cristo. Estou usando as palavras pai, pedra e senhor de modo analógico. Pedro é a pedra fundamental da Igreja como representante de Cisto, como vigário de Cristo, como a autoridade colocada por Cristo para apascentar ovelhas e cordeiros de Cristo (S. João, XXI, 15-17).

Cristo nos enviou o Espírito Consolador, o senhor diz bem, mas o senhor peca ao não querer aceitar o que Cristo disse a Pedro: que o colocava como pedra sobre a qual edificaria a sua Igreja, e que a Pedro Ele ordenou que confirmasse os irmãos na fé e que apascentasse o seu rebanho (S. Mateus, XVI, 16-19).

O pecado protestante consiste em pegar uma frase da Sagrada Escritura e separá-la de outras, aceitando umas frases e repudiando outras. Por isso o protestante é herege, quer dizer, o que escolhe algo na Bíblia, e não aceita tudo.