Defesa da Fé

"Leia a Bíblia?"
PERGUNTA
Nome:
Elizete
Enviada em:

Caro Monfort, lendo seu artigo sobre "LEIA A BÍBLIA", pude perceber que você defende a tese de que os "leigos" não devem tomar a liberdade de estudar e interpretar a Bíblia sozinhos, pois, isso poderia levar-lhes à erros doutrinários.
Entendo que, sendo a Bíblia A inerrtante Palavra de Deus, o seu instrutor primaz se chama ESPÍRITO SANTO, e a própria Bíblia diz que é ELE quem "nos guiará em toda a verdade (João 16:13). Por outro lado, a própria Palavra de Deus diz assim em Apocalipse 1:3  "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo".
Em Salmos 1: 2 está assim escrito: "Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite".
Portanto, não entendo porquê se ensina que os "leigos", não devem ler e estudar a Bíblia. Na verdade, a vontade de DEUS é esta  (I Timoteo 2:3~5 )
"Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."

Religiao: Não tenho religião, Tenho JESUS
Ningúem pode por outro fundamento além daquele que já foi posto, o qual é JESUS CRISTO.  Tradição não conduz ninguém à Deus, mas A Palavra de Deus sim, JESUS e somente ele, mas ninguém.
Estou à disposição para responder a amigo, se caso assim o desejar.
Muito grato pela oportunidade,
Elizete

RESPOSTA

Prezada Elizete, salve Maria.

Permita-me dizer-lhe que você não entendeu o que escrevi. Não disse que ninguém pode ler a Bíblia. Disse, e repito, que nem todos podem ler a Bíblia. E provei isso com inúmeros textos bíblicos.

É verdade que no Apocalípse está escrito:

"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas" (Apoc. I, 3).

Portanto, não basta ler. Há que ouvir e observar.

Mas ouvir quem? Ouvir a Igreja, que foi posta para explicar o que está escrito.

A prova que quem lê pode entender mal é você mesma.

Você me diz que não tem religião. Tem a Jesus.

Ora, dizendo isso, você prova que não pertence a nenhuma Igreja. E Cristo fundou uma só Igreja sob a autoridade de São Pedro a quem deu as chaves do reino dos Céus (Mt. XVI).

Que garantia você tem que "tem a Jesus"? Nenhuma. É só a sua impressão sem base na realidade. É ilusão sua.

O Espírito Santo não inspira cada pessoa que lê a Bíblia, porque, se fosse assim, Cristo não precisaria ter fundado uma Igreja, nem teria dito a seus apóstolos: "Ide e ensinai a todos". Teria dito: "Ide e imprimi bíblias".

Portanto é falso o que você diz que o Espírito Santo inspira o sentido a cada um que lê a Bíblia.

Aliás, se fosse assim como você diz, o Espírito Santo teria inspirado mil interpretações diferentes, porque só de seitas protestantes, há milhares.

Portanto, o Espírito Santo seria contraditório, o que é uma balasfêmia.

Você erra acreditando que o Espírito de Deus inspira a cada homem que lê a Bíblia. Você crê em você e não em Cristo. Crê na sua opinião sobre o que diz a Bíblia, e não na Bíblia, que ensina que "nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particlar" (II Sãp Pedro,I, 20). Nem da Elizete.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.