Defesa da Fé

Usurpação por analogia ?
PERGUNTA
Nome:
Leonardo
Enviada em:
Local:
SP,

Gostaria de saber se há alguma diferença substancial, para efeitos de saber se há cisma ou não, entre declarar-se sagrada rota e dizer que aplica os poderes da sacra rota por analogia ?

Por que D. Tissier cai em cisma, se ele aplica os poderes por analogia, não se dizendo juiz da Rota nem dizendo que a verdadeira Rota é seu tribunal em Ecône ?

Aprofundem esta questão da analogia.

RESPOSTA

Prezado Leonardo,

salve Maria !

Ninguém usurpa poder por "analogia". Assim como ninguém o mata por analogia", ou lhe bate a carteira por "analogia".

Quem toma o poder de outro, quem usurpa o poder de outro, roubou-lhe o poder. Quem declara que assume um poder do papa, usurpou todo o seu poder, porque o poder é uno e indivisível. Só na democracia liberal de Rousseau e Montesquieu os poderes são separados.

Não existe suplência, na Igreja, em matéria legislativa ou judiciária.

Escrevi isso a Dom Tissier, argumentando contra a instituição de Tribunais com pretensos poderes da Rota Romana, pela FSSPX, e ele não pode contestar-me.

Mas, na situação atual, em que a Fraternidade São Pio X está prestes a fazer um acordo com o Vaticano , pondo fim ao cisma, essa questão dos tribunais estará logo superada.

Rezemos, então, para que se realize esse acordo com o Vaticano, e de modo bem mais correto e claro que o feito pelos padres de Campos, porque isso trará um bem imenso à Santa Igreja na luta contra o Modernismo.