Defesa da Fé

Igreja, comunidade, assembléia
PERGUNTA
Nome:
Decimilson
Enviada em:
Religião:
Protestante

Saiba:

Primeiro q o Novo Testamento não equipara Igreja à instituição. Igreja é a comunidade dos fiéis, dos q seguem a Jesus como Senhor e Salvador. Dizer q Jesus Fundou uma estrutura chamada I.Católica é no mínimo desconhecer o ensino biblico. O processo de institucionalização da igreja começa somente ao final do século I, com os desdobramentos que qualquer historiador da igreja constata. De acordo com Avery Dulles, teólogo jesuita, dizer q a Bíblia define uma forma de governo eclesiástico é desonestidade.

Segundo, a continuidade histórica não é garantia de legitimidade. Aos judeus q alegavam serem legitimamente "filhos de Abraão" Jesus respondeu q Deus podia das pedras "suscitar filhos de Abraão". Paulo ainda lembrou aos judeus q a verdadeira filiação espiritual se dá pela fé em Cristo e não pela simples etnia ou cultura(gal.3.7). Portanto, estar em determinada instituição não assegura, de forma alguma uma relação autêntica com Deus.

Terceiro, para os protestantes, mesmo q haja comunhão com o espírito apóstólico. Nesses tempos pós-modernos, de relativismo, afirmar a centralidade da Igreja de Roma sobre as demais é MEGALOMANIA VATICANA.

Deus te ilumine
Abraço,
Brito

RESPOSTA

A Decimilson, cego,
Salve Maria.

Lendo sua carta, fiquei com a nítida impressão de que, quando você se olha no espelho, se julga Papa. E que teria sido a você, e não a Pedro, que Cristo concedeu a infalibilidade. Graças a Deus, Cristo não disse: "Decimilson, tu és a pedra sobre a qual fundarei a minha Igreja".

Graças a Deus, Cristo não fez de você o chefe infalível da Igreja.

Ao ler a sua carta, lembrei-me também da frase de Boileau - que modifico um tanto, para ficar mais próxima da realidade atual - que todo protestante, com uma Bíblia ensebada sob o braço, se acredita Papa.

Proclama você, do alto de sua "cátedra" enfumaçada, que "a Igreja não é "instituição": "Igreja é a comunidade dos fiéis, dos que seguem a Jesus como Senhor e Salvador".

Pois onde e quando Jesus Cristo deu essa definição de Igreja? Cite-me, onde está escrito isso no Evangelho?

Pois saiba que Cristo disse que nem todo o que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus.

Como sabe você que pertence à essa misteriosa e invisível "Comunidade"? E como ousa você afirmar que segue a Cristo, se recusa o que Ele disse a Pedro: "Tu és pedra e sobre essa pedra Eu edificarei a minha Igreja" (Mt. XVI, 18)?

Sua noção de Igreja, "comunidade" invisível, sem estrutura e sem autoridade, é herétic. Cada um se enfia nela, ou se julga membro dela, sem nenhuma prova, sem nenhuma exigência, além de pretenciosamente dizer que segue a Cristo. Quando na verdade, como faz você, segue apenas o seu palpite.

Desonesto é negar o texto explícito do Evangelho e dizer que a Igreja foi instituída apenas no final do I século. E se Avery Dulles diz isso, ele - dizendo isso - se declara Modernista, e, portanto, herege. Você, ao segui-lo, é cego seguindo outro cego.

A Igreja Católica Apostólica Romana tem a sua veracidade e unicidade fundada na palavra de Cristo. Ele disse que edificaria A sua Igreja. Igreja no singular. A Igreja é uma só, porque há um só Salvador, uma só Fé e um só Batismo.

Finalmente, megalomania é um Decimilson qualquer arrogar para si o monópolio da interpretação bíblica.

E mesmo que Deus tenha iluminado o mundo, para os que são voluntarimante cegos de nada adianta a luz que Cristo trouxe . Pois é bem sabido que "o pior cego é aquele que não que ver". "Sereis cegos ao meio dia", profetizou Isaias (LIX, 10).

Abra os olhos, Decimilson.

É meio dia.

"Para os que jaziam nas trevas da morte brilhou uma grande luz". Mas, para quem não quer ver, a treva do seu olho o faz viver sempre na noite eterna.

In Corde Jesu, semper, et in Ecclesia Catholica - SEMPER, SEMPER -