Defesa da Fé

Filioque
PERGUNTA
Nome:
Luiz
Enviada em:
Local:
São José dos Campos - SP,
Religião:
Católica
Idade:
16 anos
Escolaridade:
2.o grau em andamento

Os gregos ortodoxos acusam a Igreja Católica de ter adicionado a palavra Filioque no Credo. Isso de fato ocorreu ou essa acusação é só invensão de Fócio?
RESPOSTA
Prezado Luiz Fernando, salve Maria.

A acusação de que a Igreja acrescentou ilegitimamente palavras ao Credo anterior é ridícula.

Os cismáticos deveriam admitir, então, que todas as palavras do Credo de Nicéia que eles aceitam a respeito de Cristo foram acrescentadas ilegitimamente ao Credo inicial dos Apóstolos. Porque as palavras "unigênito", "consubstancial ao Pai", "gerado, mas não criado", referentes à Pessoa do Filho de Deus, não estavam no Credo primeiro da Igreja.

Os Concílios explicitam o que estava contido na Fé inicial, à medida que os hereges inventam uma nova doutrina falsa.

A expressão "Filioque", isto é, "e do Filho", foi acrescentada para explicitar que o Espírito Santo, o Amor de Deus, procede do Pai e do Filho. As duas primeiras Pessoas da Santíssima Trindade, o Pai e o Filho, ambos se amam mutuamente, e esse Amor mútuo é o Espírito Santo.

A expressão foi acrescentada, mas não inventada gratuitamente. Nem ilicitamente.